Emissão Renascença | Ouvir Online

Portugal pede ajuda a Espanha e França para o combate aos fogos

20 ago, 2013 • Celso Paiva Sol 

Temperaturas altas, que ultrapassaram em alguns casos os 40 graus, estão a complicar cada vez mais o trabalho dos bombeiros.

Portugal pede ajuda a Espanha e França para o combate aos fogos

A Renascença sabe que o Ministério da Administração Interna decidiu accionar os acordos bilaterais que tem com Espanha e França e solicitou ajuda para o combate aos incêndios florestais.

Na sequência deste pedido vão chegar já a Portugal dois aviões pesados Canadair provenientes de Espanha e, a partir de domingo, outros dois aparelhos idênticos enviados pelo governo francês. No caso dos aviões franceses, a missão vai prolongar-se entre 25 e 31 de Agosto.

Este pedido de ajuda surge no dia em que o ministro da Administração Interna admitiu que os bombeiros portugueses podem já estar a sentir algum cansaço. "À medida que o tempo avança e se acentuam as condições difíceis do ponto de vista meteorológico, é óbvio que se pode esperar algum cansaço do dispositivo, mas até agora julgo que importa sublinhar a capacidade dos bombeiros nesse trabalho imenso contra o fogo florestal", realçou Miguel Macedo, em declarações proferidas no Porto.

O ministro anunciou ainda que já foram detidas este ano 27 pessoas suspeitas de fogo posto, afirmando que as forças de segurança têm feito um trabalho com resultados mais visíveis que em anos anteriores.