Presidente da Comissão Europeia avisa Governo de Antonis Samaras que os "atrasos têm de terminar" e que "as palavras não bastam".
O presidente da Comissão Europeia exige resultados a Atenas. No final de uma reunião com o primeiro-ministro, Antonis Samaras, Durão Barroso disse que a permanência da Grécia na zona euro continua a depender dos resultados que apresentar aos seus credores internacionais.
“A palavra-chave é concretização, concretização e concretização”, afirmou Barroso. O presidente da Comissão Europeia diz que “a principal questão é a implementação para concretizar resultados, para manter a confiança dos parceiros europeus e internacionais”.
“Os atrasos”, avisa, “têm de terminar. “As palavras não bastam. As acções são muito mais importantes.”
No final da reunião desta tarde em Atenas, Durão Barroso reafirmou o apoio à Grécia. “Declarei de forma inequívoca que a Comissão Europeia apoia a Grécia, estou aqui na qualidade de amigo da Grécia e declarei, repetidamente, que a Grécia e a Europa, em conjunto, vão conseguir”.
Para quem ainda tivesse dúvidas, Barroso clarificou que a “Grécia faz parte da família europeia e da zona euro e pretendemos que assim se mantenha”.
“Todos os chefes de Estado e de Governo da zona euro declararam” exactamente isso, relembra Barroso, mas “desde que os compromissos assumidos sejam honrados”.