17 out, 2011 • Matilde Torres Pereira
Cerca de metade do consumo em energia das famílias portuguesas é com o carro. Em média, o veículo automóvel representa mil euros por ano em gastos, mais do que se gasta com energia em casa. No país, 74% das casas têm carros ou motas afectos.
Os hábitos das famílias portuguesas mudaram nos últimos 15 anos, segundo o “Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico”, realizado pela Direcção-Geral de Energia e Geologia e o Instituto Nacional de Estatística, entre 2009 e 2010. A média de despesa global por casa é de 1.843 euros anuais.
A electricidade tornou-se a principal fonte energética nas casas portuguesas nos últimos anos - cerca de 43%. Considerando as diferentes utilizações de energia nos alojamentos, foi a cozinha que apresentou o maior peso de consumo.
As fontes de energia renováveis, como o carvão vegetal, a lenha e o solar térmico, representam 25% do total do consumo de energia nos alojamentos. A lenha é ainda a segunda principal fonte de energia, com um peso de 24,2% no consumo total, segundo o relatório.