Siga-nos no Whatsapp

Cardeal coloca abusos no topo das prioridades do novo Papa

05 mar, 2013

Sean O’Malley é arcebispo de Boston, uma diocese que estava totalmente destroçada pelo escândalo dos abusos sexuais quando foi nomeado para o cargo.

Cardeal coloca abusos no topo das prioridades do novo Papa
O Cardeal Sean O’Malley, de Boston, considera que a questão dos abusos sexuais deve estar no topo da lista de prioridades do próximo Papa, pelo que o escolhido deve ser alguém com perfil para responder à polémica.

“O próximo Papa também vai ter de lidar com a crise de abusos sexuais, que preocupa sinceramente o nosso povo”, afirmou, numa entrevista à Catholic News Agency.

Sean O’Malley foi nomeado para a arquidiocese de Boston numa altura crítica, quando a Igreja local estava totalmente destroçada, e financeiramente arruinada, pelos efeitos de um grande escândalo de abusos e de encobrimento por parte da hierarquia.

O cardeal, que antes de ser nomeado bispo era monge capuchinho, revolucionou a vida naquela Igreja, sendo muito elogiado tanto interna como externamente pela forma como lidou com a questão. Entre as suas medidas imediatas esteve a venda do Palácio Episcopal, para ajudar a pagar indemnizações, tendo-se mudado para um pequeno quarto no seminário.

Outras questões que estão na linha da frente, para este cardeal que vai ajudar a escolher o próximo Papa, incluem a atenção aos cristãos perseguidos e o diálogo com o mundo islâmico.

Apesar da tão falada crise na Igreja, com fuga de fiéis e falta de vocações, Sean O’Malley vê razões de esperança, apontando para o facto de se prever a presença de quatro milhões de jovens na próxima Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.