Cardeais enviam telegrama de agradecimento a Bento XVI
05 mar, 2013 • Aura Miguel, em Roma, com redacção
Faltam ainda cinco cardeais eleitores em Roma, pelo que não se pode decidir nada em relação ao começo do Conclave.
Os cardeais presentes em Roma para a Congregação Geral decidiram enviar um telegrama a Bento XVI, agradecendo o seu trabalho à frente da Igreja durante oito anos.
A decisão foi tomada por unanimidade e a missiva é assinada pelo Cardeal Sodano, o decano do Colégio Cardinalício.
O telegrama fala de “gratidão” por parte dos cardeais, “por tudo o que fez”, fala de um “luminoso ministério petrino” e do “grande exemplo através de generosa solicitude pastoral para a Igreja e o mundo inteiro”.
Os cardeais agradecem ainda o “trabalho incansável na Vinha do Senhor” desempenhado por Bento XVI e pedem que ele continue a rezar por eles e por toda a Igreja.
Faltam cinco cardeais
No dia em que os cardeais decidiram que as congregações gerais vão ter lugar apenas de manhã, permitindo aos presentes passar mais tempo livre uns com os outros, um aspecto essencial para trocas de ideias e formação de opiniões, soube-se também que ainda faltam cinco cardeais eleitores em Roma, sem os quais não se pode decidir a data do próximo conclave.
Dois desses cinco cardeais vêm do extremo-oriente, o Cardeal John Tong Hon, de Hong Kong e o cardeal Pham Minh Mân, do Vietnam. Falta ainda o Cardeal Nycz, de Varsóvia e o alemão Lehmann, de Mainz. O quinto ausente é o Patriarca-emérito dos coptas, Antonios Naguib, que está a recuperar de um AVC sofrido no início do ano, mas que já manifestou a intenção de marcar presença.
O director da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, informou ainda que durante as congregações gerais já usaram da palavra 33 cardeais, representando todos os continentes, para falar de assuntos ligados à administração da Igreja e que poderão ter influência na escolha do próximo Papa.