Tempo
|

Bento XVI já partiu do Vaticano

28 fev, 2013 • Filipe d'Avillez

Papa encaminhou-se para Castelo Gandolfo, onde fez a sua última aparição pública enquanto Sumo Pontífice.

Bento XVI já partiu do Vaticano
Bento XVI já partiu do Vaticano
Às 16h05, hora de Portugal, Bento XVI deixou o Vaticano, rumo a Castel Gandolfo, onde vai ficar até Maio.

Bento XVI partiu às 16h00 desta quinta-feira do Vaticano, marcando assim a despedida definitiva da Santa Sé enquanto Papa. Vários dos mais próximos colaboradores do Papa fizeram questão de estar presentes durante a sua saída do palácio apostólico, para se despedirem.

Bento XVI foi levado de carro até ao heliporto, onde apanhou um helicóptero até Castel Gandolfo, mas não antes de o condutor da viatura ter saído do carro para lhe beijar o anel.

Ao longo do curto trajectoaté ao heliporto eram visíveis várias homenagens a Bento XVI, incluindo cartazes a agradecer o seu serviço à Igreja. Pela cidade de Roma eram audíveis os sinos das igrejas.

O Papa seguiu para Castel Gandolfo, que será a sua residência durante as próximas semanas até estar pronta a sua casa permanente no Vaticano, para onde regressará já com o título de Papa Emérito, provavelmente apenas em Maio.

Em Castel Gandolfo deu-se a última aparição pública de Bento XVI, a partir da varanda da residência. Foi aí que o Papa se despediu da multidão de pessoas que o esperaram desde o meio da tarde.

A partir das 19h00 portuguesas, Bento XVI deixa de ser o responsável máximo na Terra da Igreja Católica. Esta quinta-feira de manhã, Bento XVI despediu-se dos cardeais e prometeu que seria incondicionalmente obediente ao sucessor que for escolhido no Conclave durante as próximas semanas.



[artigo actualizado às 17h41]