Tempo
|

Bento XVI muda as regras. Conclave pode ser antecipado

25 fev, 2013

Papa deixa ao critério dos cardeais decidir quando querem dar início ao Conclave, que assim, tudo indica, começará antes de 15 de Março.

Bento XVI muda as regras. Conclave pode ser antecipado
Bento XVI muda as regras. Conclave pode ser antecipado
Bento XVI abriu a possibilidade de os cardeais anteciparem o início do próximo Conclave, num documento hoje publicado pela Santa Sé e apresentado aos jornalistas pelo arcebispo Pier Luigi Celata, vice-camarlengo do Colégio dos Cardeais. O ‘Motu Proprio’, documento publicado por iniciativa pessoal, altera as regras que implicavam um tempo de espera de 15-20 dias após o fim do pontificado.
Bento XVI abriu a possibilidade de os cardeais anteciparem o início do próximo Conclave, num documento publicado esta segunda-feira pela Santa Sé e apresentado aos jornalistas pelo arcebispo Pier Luigi Celata, vice-camarlengo do Colégio dos Cardeais.

O 'Motu Proprio', documento publicado por iniciativa pessoal, altera as regras que implicavam um tempo de espera de 15 a 20 dias após o fim do pontificado.

A data de início do próximo Conclave vai ser determinada apenas em congregação geral de cardeais após o final do pontificado de Bento XVI, marcado para 28 de Fevereiro.

Nas congregações participam todos os cardeais, incluindo os que já ultrapassaram os 80 anos e que por isso não vão votar no Conclave. Segundo esclareceu esta segunda-feira a Santa Sé, qualquer cardeal que se exclua das congregações gerais, seja por que motivo for, perde também o direito de participar no Conclave.

Convite à oração
Entretanto, a Santa Sé convida os mosteiros de clausura à oração pela Igreja. Numa carta, o Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Bertonne, pede aos religiosos que rezem pelo Ministério Petrino. 

Esta quinta-feira, o Santuário de Fátima vai assinalar o dia do final do pontificado de Bento XVI com uma eucaristia de "acção de graças" pela "vida" e "ministério" do Papa alemão. A celebração vai decorrer às 11h00 na Basílica de Nossa Senhora do Rosário e vai ser presidida pelo reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas.

Em Lisboa, às 19h00, precisamente quando começa a "Sede Vacante", reúnem-se os jovens de vários movimentos que formaram o grupo "Eu Acredito" quando Bento XVI visitou Portugal. O encontro está marcado para o Largo de São Domingos, na Baixa de Lisboa, e é seguido de missa às 19h30 e vigília.