Tempo
|

Bento XVI pode mudar regras para antecipar o Conclave

20 fev, 2013

Actual regulamento tem por base a morte do Papa. Não havendo exéquias a celebrar pode-se antecipar o Conclave em vários dias. Bento XVI pode fazê-lo antes de resignar.

O Vaticano voltou a sugerir hoje que o Conclave para eleger o novo Papa poderá ser antecipado, bastando para isso que Bento XVI escreva um ‘motu proprio’ antes de resignar.

Já no fim-de-semana o director da Sala de Imprensa da Santa Sé tinha dito que o Conclave poderia realizar-se antes do dia 15 de Março, o mais cedo possível à luz das actuais regras.

A questão que se põe é que as regras em vigor foram feitas tendo por base a morte do Papa e têm em conta tanto o período das exéquias, como o facto de esse evento poder ser inesperado. Nesse sentido exige-se 15 dias no mínimo, que podem ser prolongados até 20, para permitir que todos os cardeais possam viajar para Roma.

Neste caso não haverá exéquias a assinalar e, provavelmente, a esmagadora maioria dos cardeais já estará em Roma para a despedida do Papa, no próprio dia 28, pelo que não será necessário esperar tanto tempo.

Um documento assinado pelo Papa é tudo o que é necessário para que as regras passem a ser outras e, segundo indicou hoje a Santa Sé, é isso que Bento XVI estará a considerar fazer, antes de resignar no dia 28 de Fevereiro.