Emissão Renascença | Ouvir Online

Autores de livros infantis são os pais dos novos leitores

28 jan, 2012

A opinião é de António Torrado, autor de mais de 100 livros para crianças e com mais um livro a caminho, para ouvir neste “Ensaio Geral”. O cartaz do Fantasporto e a peça de teatro “O Carteiro de Neruda” são outros destaques.

Os autores de livros para adultos deveriam agradecer aos escritores de livros infantis que fazem nascer novos leitores. A ideia é de António Torrado, prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças em 1980 e 1988, autor com mais de 40 anos de carreira que assume a responsabilidade na criação de novos leitores.

António Torrado tem um novo livro, o sétimo da colecção "E outra história" editada pela Civilização. O "Gonçalo e a Bicharada" conta a história de um miúdo que queria levar todos os animais do Jardim Zoológico para casa.

Já pode por na agenda. A 20 de Fevereiro arranca mais uma edição do Fantasporto. O Festival do Cinema abre este ano com "Shame" de Steve McQueen e apresenta em cartaz 410 filmes. Este ano tem uma programação mais europeia, marcada por cinco antestreias mundiais, o Fantasporto elegeu este ano como tema a "Fragilidade Humana na Sociedade".

O Fantasporto vai ter lugar no Teatro Rivoli e termina a 4 de Março com o já tradicional Baile dos Vampiros.

Precisamente o Fantasporto é um dos destaques de Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura (CNC) e colaborador habitual do “Ensaio Geral”.

A peça "O carteiro de Neruda" regressa ao palco do Teatro de Almada. Baseada no livro de Antonio Skármeta tem encenação de Joaquim Benite e dramaturgia de Carlos Porto. No papel do poeta chileno Pablo Neruda está André Gomes. O actor fala dos desafios da reposição e do regresso à personagem, naquele que foi o seu primeiro papel como protagonista.

"O carteiro de Neruda" vai estar em cena até 5 de Fevereiro de quarta a sábado às 21h30 e Domingo às 16h00.

“Ensaio Geral” é um programa com edição da jornalista Maria João Costa e assistência técnica de Rui Glória, que pode ouvir na Renascença às sextas-feiras, pelas 23h30, ou a qualquer altura na Internet.