|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes

Apreendidos 9,2 milhões de cigarros no porto de Lisboa

16 jan, 2013

Os cigarros, que davam para mais de 460 mil maços de tabaco, estavam no interior de um contentor carregado no porto de Algeciras (Espanha), cuja documentação declarava conter "equipamentos e produtos relacionados com a actividade equestre".

Foram apreendidos mais de 9,2 milhões de cigarros no porto de Lisboa, numa acção de combate ao contrabando.

Caso o tabaco tivesse sido introduzido no mercado sem o pagamento do imposto sobre o tabaco e do IVA, tal representaria uma perda de receita de cerca de 1,6 milhões de euros, configurando a "prática do crime aduaneiro de contrabando qualificado".

Os factos foram comunicados ao Ministério Público, "que dirigirá as investigações pertinentes", informa o comunicado da Secretaria de Estado, hoje divulgado.

Os cigarros, que davam para mais de 460 mil maços de tabaco das marcas "Gold Classic" e "Mohawk", encontravam-se no interior de um contentor carregado no porto de Algeciras (Espanha), cuja documentação declarava conter "equipamentos e produtos relacionados com a actividade equestre", lê-se na nota.

A apreensão ocorreu na sequência de uma acção de combate ao contrabando de tabaco realizada pela Autoridade Tributária e Aduaneira, através da Alfândega Marítima de Lisboa.