Tempo
|

Obama bisa e volta a ser personalidade do ano para a "Time"

19 dez, 2012

Para a publicação, o Presidente dos Estados Unidos é "o símbolo e o arquitecto da nova América".

Obama bisa e volta a ser personalidade do ano para a "Time"
A revista norte-americana “Time” escolheu, pela segunda vez, o Presidente Barack Obama como personalidade do ano.

O Presidente dos Estados Unidos, reeleito nas Presidenciais deste ano, é, para a publicação, o "símbolo e o arquitecto da nova América" e, com esta nomeação, torna-se na segunda personalidade a receber por duas vezes o título da "Time", uma vez que já havia obtido esta distinção em 2008, por ter sido o primeiro negro a obter a presidência norte-americana.

Outro antigo Presidente norte-americano, Ronald Reagan, também foi distinguido duas vezes pela "Time".

Na lista das personalidades marcantes, seguem-se, a Obama, Malala Yousafzai, a rapariga paquistanesa baleada por desafiar os talibã, Tim Cook, primeiro CEO da Apple a assumir o cargo sem disputas internas, Mohamed Morsi, primeiro Presidente eleito no Egipto em mais de cinco mil anos de História, e a cientista do CERN Fabiola Gianotti, cuja equipa descobriu este ano o "Bosão de Higgs".

Esta prestigiada selecção acontece há 85 anos. Os editores da revista escolhem a pessoa que mais teve impacto no mundo, para bem ou para mal. Em 1938, por exemplo, Adolf Hitler foi o escolhido. Em 1943, foi Joseph Stalin.

A escolha também pode ser conceptual ou reunir um grupo de pessoas, como aconteceu no ano passado, quando o "Manifestante" foi seleccionado para representar um ano marcado por protestos e revoluções.