Eleições na Madeira marcadas para 29 de Março

28 jan, 2015

Anúncio foi feito pela Presidência da República. Cavaco Silva pede uma campanha com "serenidade e elevação".
As eleições legislativas na Madeira foram marcadas para 29 de Março. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela Presidência da República, depois de ouvidos os partidos regionais e o Conselho de Estado.

"Tendo analisado a situação política decorrente da demissão do Governo Regional e face à inviabilidade de formação de um novo Governo no actual quadro parlamentar, decidiu o Presidente da República proceder à dissolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira e marcar a realização de eleições para o próximo dia 29 de Março", disse o chefe da Casa Civil, Nunes Liberato.

Na mensagem lida, esclarece-se ainda que o actual governo mantém-se em funções de gestão até ser formado novo executivo.

Dando voz às preocupações do Presidente da República, Nunes Liberato pediu aos partidos que fosse levada a cabo uma campanha com “elevação e serenidade”.

"O Presidente da República apela a que este acto eleitoral, bem como a campanha que o precederá, decorram com serenidade e elevação, e que o debate democrático entre as diversas forças políticas constitua um exemplo de pluralismo e uma oportunidade para o esclarecimento de todos os Madeirenses quanto ao seu futuro.”

O presidente do Governo Regional da Madeira apresentou formalmente o seu pedido de demissão do cargo no dia 12 de Janeiro. Alberto João Jardim estava no poder desde Março de 1978.