euranetplus-inside.eu
  • Viagem ao “fundo da Europa”
    REPORTAGEM EURANET

    Viagem ao “fundo da Europa”

    O Corvo é uma pequena ilha, no extremo oeste da Europa, que tem vindo a crescer à conta da Europa. E que foi tema da reportagem feita por Marília Freitas no âmbito da parceria Renascença/Euranet.
  • Södertälje: na Suécia, há um exemplo de integração
    ​Reportagem Euranet

    Södertälje: na Suécia, há um exemplo de integração

    Tendo como ponto de partida um dérbi de futebol entre duas equipas de minorias étnicas na cidade sueca de Södertälje, que tem a maior concentração de cristãos do Médio Oriente no mundo ocidental, o repórter Filipe d’Avillez foi tomar o pulso à vida destes imigrantes e perceber em que é que a União Europeia tem sido um apoio à integração naquele país.
  • O futuro de França (e da Europa?) joga-se nas eleições
    grande reportagem euranet

    O futuro de França (e da Europa?) joga-se nas eleições

    ​E se a Frente Nacional ganhasse as eleições Presidenciais em França? A reportagem da Renascença foi saber da sensibilidade dos franceses num momento crucial para a vida de uma das maiores economias europeias e um dos países fundadores da CEE. Isto numa altura em que cresce um partido fortemente eurocéptico.
  • UE como factor de paz e estabilidade na Europa
    grande reportagem euranet

    UE como factor de paz e estabilidade na Europa

    ​Numa altura em que se questiona a viabilidade da União Europeia, olhamos para a História do pós-Segunda Guerra e avaliamos a importância que UE teve para tornar a Europa uma zona livre de guerras durante mais de meio século.
  • Como se vive o Brexit nos 3 maiores países da UE?
    grande reportagem euranet

    Como se vive o Brexit nos 3 maiores países da UE?

    Seis meses depois, a Europa ainda acorda do choque da escolha dos britânicos que resolveram dizer “byebye” à União Europeia. Numa decisão sem precedentes, um país quer deixar a comunidade e três correspondentes da Renascença tomam o pulso à forma como é sentido o brexit na Alemanha, em França e no próprio Reino Unido.
  • Quando a Europa chega mais longe que a Europa
    grande reportagem euranet

    Quando a Europa chega mais longe que a Europa

    No espaço Euranet de hoje, damos-lhe a conhecer outros financiamentos e apoios dados pela União Europeia. No caso, para o desenvolvimento, em concreto, da Guiné-Bissau.
  • Diba fugiu do Afeganistão e quer ser Presidente. Quantas histórias se cruzam no mar Egeu?
    Reportagem

    Diba fugiu do Afeganistão e quer ser Presidente. Quantas histórias se cruzam no mar Egeu?

    Só em 2016 os agentes da Polícia Marítima portuguesa salvaram mais de três mil vidas no mar Egeu, que vai da Grécia à Turquia. A Renascença acompanhou uma equipa da Polícia Marítima e ouviu as histórias dos resgatados e quem os resgata.
  • ​Recolocação de refugiados: um ano depois, que balanço?
    Grande Reportagem Euranet

    ​Recolocação de refugiados: um ano depois, que balanço?

    Há um ano a União europeia aprovou o programa de recolocação de 160 mil refugiados que se encontravam na Grécia e em Itália. Um ano depois, Bruxelas fez o balanço e - até agora - foram recolocados apenas 5.651. Portugal devia receber 4.500 pessoas em dois anos. Chegaram ao nosso país quase 600 refugiados. Estão espalhados pelo país e três deles estão no Alentejo. A repórter Manuela Pires foi até ao Alvito conhecer os 3 jovens sírios que chegaram a Portugal ao abrigo do programa da União Europeia.