Em parceria com
Emissão Renascença | Ouvir Online
Em parceria com

Programa Arredondamento: no arredondar é que está o ganho

31.10.2019

Conheça uma forma diferente, simples e eficaz de poupar o seu dinheiro

Programas de Arredondamento: O que são e como funcionam?

São programas, disponíveis em alguns bancos, que permitem poupar de forma automática e consentida, mas quase sem se dar por isso.

Ao aderir a um programa de arredondamento o cliente decide que o valor de todas as compras feitas com um determinado cartão é sempre arredondado, e a diferença vai automaticamente para uma poupança.

Há regras para o arredondamento?

Cada programa de arredondamento é diferente de banco para banco. Mas regra geral, é possível arredondar para a unidade superior. Gastei 17,30 e arredondo para 18, poupei 70 cêntimos. Mas também é possível arredondar para múltiplos de euro seguinte. Por exemplo, se arredondar para múltiplos de 5, então os 17,30€ seriam arredondados para 20€. E há bancos que têm até fórmulas de arredondamento mais complexas. Cada caso é um caso.

O que é preciso para aderir a um programa de arredondamento?

Partindo do pressuposto que o banco tem um programa deste tipo, basta pedir para aderir e associar um cartão. No momento da adesão escolhe todas as regras: até quando é que o programa fica ativo, quanto quer transferir, se tem máximos por semana ou não…

Estas regras normalmente também podem ser mudadas em qualquer altura pelo cliente.

Depois da adesão, sempre que usar o cartão, estou a poupar?

Sim. E de uma forma leve e automática. Seja nas compras, pagamentos de serviços ou outras operações. E depois pode ver, com detalhe, todos esses movimentos no extrato mensal.

Esse dinheiro que é ‘arredondado’ é transferido para onde?

Regra geral vai sempre para uma conta poupança do próprio titular do cartão. Mas também pode ir para a conta poupança de um menor, seja um familiar ou amigo. O melhor é mesmo perguntar num dos Bancos que têm disponível programa de arredondamento. O Banco Montepio é um deles.