Em parceria com
Emissão Renascença | Ouvir Online
Em parceria com

O que ainda não sabe sobre Imóveis de bancos

10.09.2019

A verdade é que podem trazer-lhe alguns benefícios na compra, mas o Banco Explica como e porquê.

Imóveis dos Bancos: O que são e o que têm de especial?

Os imóveis da banca não são mais do que casas (construídas, em construção, recuperadas) prédios, terrenos, garagens que o banco adquire em caso de incumprimento contratual.
Os bancos não querem ficar com estes imóveis, querem vendê-los, e o que fazem, muitas vezes, é oferecer condições exclusivas para financiar a compra destes imóveis que têm em carteira. Para os clientes, isso pode resultar em condições mais competitivas na compra de um desses imóveis.
Se está à procura de casa, quer abrir um negócio ou até investir não perde nada em informar-se.


Na prática. quais são os benefícios?

Podem estar relacionados com de taxas de juro e spread, exclusivos para imóveis da banca.
Pode haver a possibilidade de financiamento da casa a 100% (comprar casa dar uma entrada inicial)
Nas comissões iniciais, podem resultar em isenção da comissão de estudo ou a dispensa de realização dos registos provisórios., ou pode também ter um período de carência de capital (um período durante o qual não amortiza capital em dívida, só paga os juros)

Como e onde é que pode pesquisar esses imóveis?
Nos sites ou os balcões dos bancos e também nos sites de mediadores imobiliários parceiros dos bancos.
Nos sites dos bancos consegue, certamente, encontrar um espaço dedicado ao imobiliário, que é uma espécie de montra da oferta disponível de imóveis, onde é possível ver quais são as oportunidades, pesquisar o imóvel por localização, tipo de imóvel (se é um apartamento, um escritório, um terreno ou uma quinta / herdade), se é para comprar ou arrendar (que também é possível).
E, em princípio, terá logo informação sobre as condições associadas a este tipo de imóveis.


O processo de compra é igual ao de qualquer outro imóvel?
Sim. Tem de visitar o imóvel, conhecer o bairro, avaliar as condições em que se encontra e se precisa ou não de obras, analisar as condições do contrato de crédito e ir ao banco. Porque, mesmo sendo o banco o vendedor do imóvel, muitas vezes as vantagens do financiamento são válidas apenas durante um determinado período de tempo (por exemplo, o spread pode ser reduzido apenas durante o primeiro ano, pelo que deverá saber quanto ficará a pagar de prestação mensal).

O conselho é, sempre, fazer todas as perguntas, pedir mais do que uma proposta, comparar as propostas. E é nesse momento que vai perceber se de facto compensa comprar um imóvel da banca por comparação com outro imóvel.