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Reclamar para melhorar é cada vez mais simples

03.09.2019

Quer saber porquê? O Banco Explica

Conhece o Livro de Reclamações Electrónico?

É um “lugar” online, onde é possível fazer uma reclamação, seja no computador ou no telemóvel, onde quer que esteja e quando quiser.

Esta plataforma digital pode ser usada para todas as reclamações?
Por enquanto, pode utilizá-la para apresentar reclamações a serviços públicos essenciais – a água, gás, eletricidade, comunicações eletrónicas, hotelaria, agências de viagens... E, desde 1 de julho de 2019 também já pode apresentar reclamações relativas a bancos e outras instituições financeiras.

Como é que funciona na prática?
Em primeiro lugar tem que aceder a https://www.livroreclamacoes.pt/inicio
Depois, imagine que está insatisfeito com um banco ou entidade financeira: escolhe a opção “‘fazer reclamação’, inserir um endereço de e-mail e ‘submeter’.
De imediato vai receber um e-mail com um link – que é válido apenas por 1 hora – para continuar a reclamação.
Para finalizar o processo, é apenas necessário inserir alguns dados pessoais, identificar a entidade da qual se vai reclamar, descrever a situação que está na origem da queixa e confirmar tudo. No final, é-lhe enviada. por e-mail, uma cópia já com o número da reclamação.

E a resposta? Quando chega?
A empresa tem 15 dias úteis para responder, também por e-mail. Se quiser, pode acompanhar o estado da reclamação nos sites do Livro de Reclamações Eletrónico ou da RTIC – Rede Telemática de Informação Comum ou ainda através do e-mail.


E o Livro de Elogios? Também existe online?
Sim! Pode não só reclamar, mas também elogiar um produto, um serviço, uma instituição. E isso é um bom motivo para as empresas continuarem a trabalhar para fazerem mais e melhor.
Já sabe, todas as terças e quintas, ‘O Banco Explica’ em parceria com o Banco Montepio.