Em parceria com
Emissão Renascença | Ouvir Online
Em parceria com

Como abrir uma conta online?

16.07.2019

Longe vai o tempo em que tínhamos de ir a um balcão para abrir conta. Nesta edição d'O Banco Explica descomplicamos a abertura de conta online em 3 minutos.

No sofá, numa esplanada, em qualquer parte do mundo, basta um computador, tablet ou smartphone com acesso à internet para em cerca de 15 minutos abrir uma conta à ordem de forma digital, mesmo durante o fim-de-semana e feriados.

Quem pode abrir uma conta à distância?

Qualquer pessoa com cartão de cidadão – trabalhadores por conta de outrem ou independentes, estudantes, reformados, desempregados, mas na maioria dos bancos a conta só poderá ser aberta com um titular, por enquanto acrescentar titulares só mesmo num balcão. A abertura de conta online não está ainda disponível para empresários em nome individual e empresas.

O que preciso de fazer para abrir uma conta online?

É simples: basta aceder ao site do banco ou instalar a app, inserir alguns dados pessoais, ter à mão o cartão de cidadão e os comprovativos de morada e da entidade patronal, se for o caso, para fazer o upload, e realizar uma videochamada.

A videochamada é sempre necessária?

Quase sempre, uma vez que é fundamental para comprovar a identidade do futuro cliente, pois é nesta altura que o operador vai confirmar os dados inseridos e validar o cartão de cidadão apresentado. É também a videochamada que vai permitir a emissão de um certificado digital para a assinatura à distância dos contratos associados à conta – contrato de depósito ou do cartão de débito, por exemplo.

Há uma alternativa à videochamada?

Sim, a Chave Móvel Digital – disponibilizada pela Agência de Modernização Administrativa – é uma boa alternativa à videochamada, até porque reduz também a inserção manual de muitos dos dados pedidos. Atualmente, só existe um banco que utiliza a chave móvel, mas quando o uso desde meio de autenticação crescer, haverá certamente mais bancos a optar por este método.

O processo da videochamada é seguro?

Tão seguro como abrir conta num balcão. Claro que para isso a videochamada tem de ser realizada em segurança: a pessoa deve estar sozinha, garantir que não existem terceiros que possam ouvir a conversa e que não aparecem outras pessoas no ângulo da câmara.

Há um valor mínimo para abrir uma conta online? O que tenho de pagar em comissões?

Depende. O melhor é sempre consultar o preçário das várias instituições que disponibilizam a abertura de conta online. Mas há bancos que não exigem um montante mínimo de abertura e que isentam da comissão de manutenção da conta ou que oferecem a anuidade do cartão de débito, por exemplo.

Terminado o processo, posso começar logo a utilizar a conta?

Em alguns bancos, como é o caso do Banco Montepio, a conta fica logo ativa e, como a adesão ao serviço de canais à distância é feito logo no decorrer de processo, pode começar de imediato utilizar a conta nos canais online. O cartão de débito chega em cinco dias úteis.

Prático, cómodo e menos burocrático, assim é todo o processo de abertura de conta online.