Em parceria com
Emissão Renascença | Ouvir Online

Relacionados

Em parceria com

Crédito Habitação: Taxa Fixa ou Variável?

04.07.2019

A resposta não é linear mas o Banco Explica o que deve fazer

Diferenças entre taxa fixa e taxa variável.

Taxa Variável – como o nome indica, faz com que a sua prestação mensal varie ao longo do tempo do Crédito Habitação. A taxa variável é a soma do spread (que é fixo) e da Euribor (uma taxa que serve de referência à banca, a nível europeu, e que é revista trimestralmente, semestralmente ou anualmente). Se vai pedir um Crédito Habitação pode escolher o prazo da EURIBOR. A partir daí, a taxa será revista (trimestralmente, semestralmente ou anualmente, consoante a sua escolha). Se a EURIBOR aumentar, paga mais juros. Se a EURIBOR diminuir, também diminui a sua prestação mensal.

Taxa fixa – quer dizer que vai pagar o mesmo juro ao longo da vida do empréstimo nos termos acordados com o banco. Ou seja, mês após mês, a prestação a pagar ao banco não está dependente das flutuações do mercado, mantem-se sempre a mesma.

Por norma, as taxas fixas aplicam-se a 5, 10, 15 anos ou 25 anos, dependendo da instituição financeira. Regra geral não são aplicadas à duração total total do contrato do crédito habitação ( 30 ou 40 anos). Por exemplo, se o o empréstimo é contratado a 30 anos e a taxa fixa é a 10 anos: no final do 10º ano, a taxa será revista e pode passar-se, assim, para uma taxa variável ou para a negociação de um novo período de taxa fixa.

Resumindo, qual é a melhor opção?

A melhor opção depende de muitas variáveis. Mas para se manter informado deve registar as vantagens e desvantagens de cada uma e juntar a isso ao seu tipo de cliente:

Taxa Variável: Depende da Euribor, que serve de referência aos bancos.

  • Vantagem: Se a Euribor desce, a prestação ao banco desce
  • Desvantagem: Se a Euribor sobe, a mensalidade sobe.

Nota:

Desde 2015 que as taxas Euribor estão negativas. Os especialistas dividem-se quanto à subida das taxas de juro, uns acreditam que será mais lenta, outros acreditam que será rápida, mas é preciso ter em mente que as taxas deverão voltar a subir. As boas práticas mostram que deve simular a sua prestação num cenário de subida de taxas (como já aconteceu no passado) para prevenir situações de incapacidade de pagamento da prestação.

Taxa Fixa:

  • Vantagem: é a estabilidade, porque a prestação não está sujeita às flutuações de mercado.
  • Desvantagem é que num cenário de descida das taxas de juro não vai beneficiar com isso.

Nota:

É importante que peça as simulações, comparando o que é comparável e possa analisar as diferentes propostas antes de tomar a melhor decisão.