Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dinamarca

Eriksen garante que não voltaria a jogar "se soubesse que algo de menos bom pode acontecer"

24 mar, 2022 - 15:40 • Redação

O médio do Brentford pode voltar a jogar pela seleção da Dinamarca, mais de meio ano depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória durante o Euro 2020.

A+ / A-

Christian Eriksen garante que não voltaria a jogar futebol ao mais alto nível se houvesse qualquer perigo de voltar a sofrer do coração.

O médio do Brentford, que está de regresso à seleção da Dinamarca menos de um ano depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória no Euro 2020 (que se realizou em 2021), garantiu que "está tudo bem".

"Estou muito feliz por estar de volta à seleção, já passou muito tempo. Tive sorte com os médicos e com o diagnóstico. Estou muito motivado para voltar à minha antiga vida. Não teria voltado se soubesse que algo de menos bom pode acontecer", assegurou Eriksen, de 30 anos.

O criativo pode voltar a vestir a camisola da Dinamarca no sábado, em particular frente aos Países Baixos. Se não for aí, poderá ser na terça-feira, quatro dias depois, diante da Sérvia, também um amigável.

O jogo mais longo do Euro 2020


No dia 12 de junho de 2021, Christian Eriksen caiu inanimado ao minuto 43 do segundo jogo do Euro 2020, entre Dinamarca e Finlândia.

O internacional dinamarquês recebeu assistência médica no relvado, tendo mesmo sido reanimado, e recuperou a consciência ainda antes de ser transportado para o hospital, já estabilizado. O jogo viria a ser suspenso e, posteriormente, retomado, terminando com a vitória finlandesa por 1-0. A Dinamarca chegaria às meias-finais.

O reatamento do jogo foi atribuído à vontade dos jogadores de ambas as equipas e do próprio Eriksen, que falou com os companheiros já desde o hospital para tranquilizá-los. Contudo, a Federação e o selecionador dinamarqueses criticaram o comportamento da UEFA.

A UEFA garantiu, no entanto, que "tratou do assunto com o máximo respeito pela situação e pelos jogadores". "O jogo foi retomado apenas depois dos jogadores das duas equipas terem pedido para que isso acontecesse", vincou o organismo que rege o futebol europeu.

Brentford abriu portas ao regresso


No início de dezembro, Eriksen regressou ao Odense, clube de formação, para retomar os treinos individuais, já com bola, com um treinador privado. O regresso ao futebol continuava a ser uma incógnita, no entanto, mesmo no final de janeiro, o Brentford, clube da Premier League com fortes ligações dinamarquesas, anunciou a contratação do médio.

Christian Erikssen assinou contrato apenas por uma época. Estreou-se no final de fevereiro, como suplente utilizado, e foi em titular em dois dos três jogos que as abelhas disputaram - e venceram - desde então. Falhou o último, uma derrota, apenas por ter testado positivo à Covid-19.

O regresso em pleno valeu a Eriksen, também, uma chamada à seleção da Dinamarca, a primeira desde o acidente cardíaco em junho.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+