Terá Macron capacidade de sobreviver após a queda do governo francês? Para Olivier Bonamici o presidente francês fez “bluff” apostando as “fichas todas” ao nomear Michel Barnier como primeiro.-ministro, mas “não é certo que sobreviva ao jogo” porque a polarização da política francesa parece “insanável”, conclui. Por seu turno, Begoña Iñiguez , prefere sublinhar a união dos extremos para derrubar um governo moderado. Um cenário que os restantes países europeus têm que precaver. Neste programa, ainda, um olhar sobre a nova catedral de Notre Dame e a forma como os diferentes Estados preservam o seu património. No plano nacional, destaque para o protesto dos bombeiros que “não surpreendeu” e os hábitos dos portugueses na compra de presentes de Natal. Os portugueses gastam demasiado?
Um investigador, um professor e um aluno concordam que há muito a mudar na educação em Portugal – nomeadamente, em temas como a disciplina de cidadania ou os manuais digitais, que deviam ter "menos importância". São necessárias “medidas estruturais”, principalmente para responder à falta de professores que pode aumentar o fosso entre ricos e pobres nos próximos anos.
Faz sentido um imposto para os super-ricos? O economista José Reis diz não ter dúvidas que sim, por razões de justiça social. Já o diretor da Faculdade de Economia do Porto, Óscar Afonso preferia um IRS mais progressivo.
A emissão desta semana começa pela análise aos desafios da Europa com Ursula von der Leyen cada vez mais protagonista, mas onde António Costa terá uma palavra a dizer.
A autorização para a utilização de mísseis de longo alcance abre uma nova e imprevisível fase da guerra na Ucrânia. O que se segue? A Europa está preparada para gastar mais em defesa?
O primeiro-ministro da Albânia defende o acordo com a Itália de envio de imigrantes para centros de acolhimento no seu país. Em declarações aos jornalistas, Edi Rama acredita que a adesão à União Europeia pode acontecer nos próximos anos.
O primeiro-ministro da Albânia defende o acordo com a Itália de envio de imigrantes para centros de acolhimento no seu país. Em declarações aos jornalistas, Edi Rama acredita que a adesão à União Europeia pode acontecer nos próximos anos.
A presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres alerta que muitos dos serviços de apoio às vítimas de violência continuam em situação difícil, “com risco de despedimento das pessoas que lá trabalham”.
Com mais uma Black Friday à porta, Frederico Fezas Vital, professor na Universidade Católica, pede às empresas "mais transparência e honestidade" quando falam em produtos sustentáveis. O consumismo continua aí, apesar de estarmos cada vez mais conscientes e, em grande parte, a culpa disso é "da "falta de tempo para pensarmos no que compramos".