30 nov, 2024 - 21:07 • Lusa, com redação
A cidade do Porto inaugurou este sábado ao final da tarde as iluminações de Natal, num espetáculo repleto de luz, cor e fogo de artifício.
Centenas de pessoas assistiram ao momento em que a tradicional árvore de Natal foi iluminada, na Avenida dos Aliados.
A festa contou também com um espetáculo de video mapping na fachada do edifício da câmara municipal e também com o lançamento de fogo de artifício.
No fim da inauguração da iluminação da tradicional árvore de Natal, portuenses e turistas divertiram-se com a "neve" de espuma que caiu na Avenida dos Aliados.
À semelhança da árvore, mais de 90 ruas da cidade irão também ficar iluminadas.
Meia hora depois de o acender das luzes de Natal, pelas 18h30, o músico Fernando Daniel estreou o palco da Avenida dos Aliados.
As luzes de Natal ficarão ligadas até 6 de janeiro, sendo que de domingo a quinta-feira estarão acesas entre as 17h30 e 23h00, e às sextas, sábados e vésperas de feriado até à meia-noite.
A programação da quadra irá expandir-se por vários espaços da cidade, com os principais concertos a acontecerem na Avenida dos Aliados e o Mercado de Natal a ocupar o Jardim de João Chagas, na Cordoaria.
A cantora Marisa Liz sobe ao palco da Avenida dos Aliados a 8 de dezembro, pelas 18h00, e uma semana depois, à mesma hora, o espetáculo final do programa municipal Desporto no Bairro.
Dois dias antes do Natal, o palco dos Aliados acolhe ainda a comemoração dos 30 anos de carreira de Rodrigo Leão, que em palco irá reunir vários jovens músicos da cidade.
A par dos concertos, este Natal, o "ponto de encontro" situa-se no Jardim de João Chagas e no Largo do Amor de Perdição, espaço que acolhe o Mercado de Natal.
Aberto de segunda-feira a domingo, até dia 23 de dezembro, o Mercado de Natal conta com uma programação para toda a família, que ocupará duas tendas: a Tenda de Natal, com espetáculos de música, dança, teatro e novo circo, e a Tenda de Cristal, com várias oficinas para os mais novos.
O local acolhe também a tradicional pista de gelo e o carrossel parisiense. O acesso a estes divertimentos é livre, sendo necessário o levantamento de bilhete junto dos locais.
À semelhança dos últimos anos, o município celebrou um contrato para apoiar a Associação dos Comerciantes do Porto na realização da iluminação de Natal, tendo o executivo aprovado por unanimidade atribuir um apoio financeiro, no montante máximo, de 700 mil euros, mais 50 mil euros do que em 2023.
A par deste apoio, o município investiu, através da empresa municipal Ágora, cerca de 127 mil euros na restante programação da quadra, de acordo com a informação disponível no portal Base.
Dos cerca de 126 mil euros, 32.355 euros dizem respeito ao Mercado de Natal, 64.600 euros à pista de gelo e 30.000 ao carrossel parisiense.