Siga-nos no Whatsapp

Emmys. "Shogun" e "The Bear" devem dominar a maior noite da televisão norte-americana

15 set, 2024 - 19:00 • João Malheiro

76.ª edição dos Emmys decorre à 01h00 de segunda-feira, em Los Angeles.

A+ / A-

A grande gala dos Emmys realiza-se na madrugada deste domingo para segunda-feira no Peacock Theater, em Los Angeles.

Como habitual, o grande foco está nas principais categorias de Drama e Comédia e, a verdade, é que não deverá haver grandes dúvidas quantos aos vencedores.

Na primeira cerimónia da semana passada, dedicada às categorias mais técnicas, "Shogun" arrecadou 14 prémios, em 16 nomeações.

Este feito já valeu um recorde à série da Disney+: É o maior número de Emmys arrecadados por uma série numa única temporada.

"Shogun" vai disputar mais nove estatuetas na secção de Drama, este fim de semana, e a expectativa é que possa expandir este recorde.

Hiroyuki Sanada é o favorito na categoria de Melhor Ator, assim como Anna Sawai deverá vencer a estatueta de Melhor Atriz.

Nas duas categorias de interpretações secundárias, há uma enorme presença de "The Morning Show", mas no caso dos atores masculinos, deverá ser Tadanobu Asano a entregar mais uma vitória a "Shogun".

A série parte, igualmente, como favorita para categorias de Melhor Realização e Melhor Escrita - contando com dois episódios nomeados, nesta última. E claro, a vitória derradeira, em Melhor Série Dramática, não deverá mesmo escapar.

"The Bear" deve limpar de novo

Tal como aconteceu na última edição dos Emmys, realizada com atraso devido às greves dos sindicatos de atores e argumentistas, "The Bear" é a grande favorita à vitória.

Depois da primeira temporada ter consagrado, em definitivo, o estatuto da série como favorita aos prémios, a segunda temporada, ainda mais aclamada pela crítica, deverá manter o sucesso.

A vitória em Melhor Série de Comédia é quase assegurada, o que deverá refletir-se também numa vitória de Jeremy Allen White em Melhor Ator e Ayo Edebiri em Melhor Atriz.

Ebon Moss-Bachrach também é o grande favorito para o Emmy de Melhor Ator Secundário. Liza Colón-Zayas também tem hipóteses de ganhar em Melhor Atriz Secundária, contudo Meryl Streep por "Homicídios ao Domicílio" e Janelle James e Sheryl Lee Ralph por "Abbott Elementary" oferecem concorrência de peso.

Tal como "Shogun" no Drama, "The Bear" deve, ainda, vencer prémios de Escrita e Realização, tal como aconteceu na primeira temporada.

"Baby Reindeer" e "Ripley" disputam as minisséries

Na secção de minisséries e séries antológicas a disputa será mais imprevisível.

"Baby Reindeer" foi um fenómeno da Netflix que acabou por despoletar inclusive reflexões legais sobre a liberdade artística em retratar factos verídicos. Por outro lado, a plataforma de streaming lançou ainda "Ripley", em que Andrew Scott recebeu enorme aclamação.

Richard Gadd e Andrew Scott vão também disputar o prémio de Melhor Ator. Do outro lado, Jodie Foster pode arrecadar mais um prémio na carreira, pela quarta temporada de "True Detective".

Jonathan Bailey é favorito na categoria de Melhor Ator Secundário, por "Fellow Travelers", enquanto em Melhor Atriz Secundária a vencedora deverá ser Jessica Gunning por "Baby Reindeer".

As dúvidas vão ser todas desfeitas a partir da 01h00 de segunda-feira, em Los Angeles, quando arrancar a 76.ª edição dos Emmys.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+