Viana do Castelo. Elevador de Santa Luzia comemora 100 anos

Viana do Castelo. Elevador de Santa Luzia comemora 100 anos

Tempo
|

03 jun, 2023 - 23:52 • Lusa

Depois de 10 meses de paragem para trabalhos de reparação e requalificação, o funicular retomou o sobe e desce para mostrar uma das melhores vistas de Portugal, no topo do monte de Santa Luzia.

A+ / A-

O elevador que liga Viana do Castelo ao monte de Santa Luzia, num percurso de 650 metros, o "maior do país", voltou a subir e descer até ao santuário com o mesmo nome, para celebrar os 100 anos.

Duas carruagens asseguram, simultaneamente, a viagem de Viana do Castelo até ao monte de Santa Luzia, com 160 metros de desnível e 25% de inclinação média e, de regresso à estação, no centro da cidade.

Em 15 anos de funcionamento, o funicular já transportou mais de 1,6 milhões de passageiros.

"Os passageiros podem usufruir de um verdadeiro observatório vivo, dinâmico. Subindo e descendo conseguimos observar, em movimento, a cidade, o centro histórico, a frente fluvial e atlântica. Uma imagem cénica única que a cidade tem para oferecer a quem a visita", disse à agência Lusa, o presidente da Câmara, Luís Nobre.

A festa dos 100 anos aconteceu na sexta-feira, quando os dois equipamentos retomaram as viagens, depois de 10 meses de paragem para trabalhos de reparação e requalificação.

"Por ter sido tão bem cuidado é que tem esta longevidade", disse o autarca, junto à estação situada no monte de Santa Luzia, onde uma das primeiras carruagens utilizadas a partir de 1923 foi "musealizada" para "proteger o valor patrimonial", e o "orgulho num ícone da cidade", e para "demonstrar a importância que, desde o primeiro dia", o elevador representa para a cidade.

As suas carruagens apresentam-se com uma nova imagem. O amarelo vivo, cor da cidade, que até aqui coloria as carruagens, passou a dourado, pela importância que a filigrana tem para cidade, com apontamentos em branco, e com um desenho do coração de Viana, tão caro no traje regional, como para a cidade que há anos o tornou símbolo de uma frase que entranhou na linguagem dos vianenses: "Quem gosta vem, quem ama fica".

"Esta nova imagem diz muito das nossas tradições e da nossa identidade", explicou Luís Nobre.

Elevador de Santa Luzia em Viana do Castelo comemora 100 anos. Foto: Estela Silva/Lusa (clique na seta para ver a fotogaleria)
Elevador de Santa Luzia em Viana do Castelo comemora 100 anos. Foto: Estela Silva/Lusa (clique na seta para ver a fotogaleria)

Propriedade da autarquia desde 2005, que então investiu mais de 2,5 milhões na sua reabilitação, o elevador de Santa Luzia começou a funcionar em 2007.

O município reconhece-lhe o valor histórico e patrimonial por "marcar a chegada da ferrovia" ao concelho, o turístico e a missão de "redução das emissões de carbono em ambiente urbano".

"Em 15 anos, transportar mais 1,6 milhões de passageiros, evitou que 100 carros, em média, por dia, fizessem o percurso entre dois espaços magníficos da cidade", destacou.

O equipamento, que leva cerca de oito minutos a completar o percurso de 650 metros, esteve abandonado entre 2001 e 2007.

Antes teve "diferentes modelos de gestão". A sua exploração chegou a ser feita por privados, depois passou para a CP que, em 2005, acordou a sua transferência para a esfera municipal.

A sua construção deve-se ao empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, avô do cantor Pedro Abrunhosa, tendo sido inaugurado a 2 de junho de 1923, pela Empreza do Elevador de Santa Luzia.

Para Luís Nobre, esse é também um indicador histórico da "forte iniciativa" da sociedade civil daquela época.

"Temos outros exemplos. O teatro municipal Sá de Miranda e todo o património edificado mais relevante na cidade. A sociedade civil quis sempre construir e influenciar a evolução da cidade. Património que acabámos por tomar como de todos", observou.

Com lotação para 25 pessoas, 12 sentadas e 13 em pé, o funicular permite também o transporte de bicicletas para que os ciclistas possam ascender a Santa Luzia e circular nos trilhos de montanha existentes.

O elevador de Santa Luzia dispõe de três fontes de energia diferentes (elétrica, gerador e bateria) e de quatro sistemas de travagem, sendo a segurança precisamente uma das características da renovação realizada.

Aquele equipamento é uma das formas de aceder ao santuário. Do zimbório existente no topo do templo, o ponto mais alto de Viana do Castelo, os visitantes avistam uma paisagem de vários quilómetros.

Além do acesso automóvel, é também possível chegar ao topo de Santa Luzia pelos mais de 700 degraus do escadório, quase paralelo ao elevador.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+