Rodagem do filme da Netflix fecha Convento de Cristo e surpreende turistas

25 mai, 2022 - 22:39 • Teresa Paula Costa

Vai estar encerrado ao público até 27 de maio, devido à rodagem da produção cinematográfica "Damsel". Autarquia, direção do Convento e hoteleiros satisfeitos.

A+ / A-

Ainda o verão não chegou e Tomar já está na época alta. O património histórico é o que atrai mais turistas, mas sem Convento de Cristo, a viagem não é a mesma.

Na Praça da República, duas turistas espanholas olham para a Igreja de S. João Batista e lamentam que esteja em obras e, por isso, encerrada.

Abordadas pela Renascença sobre o encerramento temporário Convento de Cristo, dizem que desconheciam que ali decorreriam filmagens de uma produção internacional e reconhecem que o facto de não o poderem visitar as deixou “tristes”.

Convento "já tem tanto nome"

Se os turistas ficam dececionados, a população não parece estar incomodada. Na mesma praça, local de encontro de habitantes e turistas devido às suas esplanadas, um jovem residente na cidade admite que o facto de o monumento estar encerrado não o “perturba nada, pois não sou ‘cliente’ habitual”.

E, quando questionado se acha que o facto de o local ter sido escolhido para as filmagens é importante para a cidade, responde que “nem por isso”, pois o Convento “já tem tanto nome”.

Quanto aos comerciantes da zona histórica ali ao lado, não parecem ver grande mais-valia na presença em Tomar da equipa de filmagens.

Cátia Diogo, da loja de artesanato “My wood tailor”, diz que, apesar de serem cerca de quatrocentas pessoas, “eles estão nas filmagens e não vêm passear”. Por outro lado, como os hotéis estão cheios, também “não vêm pessoas de fora à cidade”.

Diferente opinião tem o setor hoteleiro.

Em entrevista à Renascença, José Medina, diretor-geral do Hotel dos Templários conta que “eles quiseram ficar com todos os quartos que tínhamos disponíveis”, pelo que a unidade ficou com a sua capacidade esgotada.

“Eles queriam mais quartos do que podíamos fornecer”, salienta o diretor, que destaca que “para toda a cidade de Tomar e a zona centro está a haver um impacto muito grande, também a nível de restaurantes e operadores turísticos”, o que “vai continuar a acontecer quando a produção for lançada.”

Autarquia destaca impacto indireto

Muitas das pessoas, especialmente atores, atraem as atenções, o que o vice-presidente da autarquia considera muito positivo.

Hugo Cristóvão defende que “o simples facto de ter atores de renome internacional a partilhar nas suas redes sociais que estão por Tomar, a almoçar em Tomar, a jantar, a filmar” ou que “foram visitar um sítio qualquer e gostaram muito, tiraram uma fotografia e colocaram no Instagram”, é tão ou “mais importante do que grandes campanhas de marketing ou promoção.”


"O Quinto Império" foi pontapé de partida

Desde há mais de 20 anos que o Convento de Cristo é cenário de filmagens.

Tudo começou com “O Quinto Império” de Manoel de Oliveira, conta a diretora do monumento. Segundo Andreia Galvão, há cada vez mais “um turismo de filmes”, ou seja, “as pessoas vão à procura dos lugares que veem nos filmes”.

Por causa das filmagens, o Convento está encerrado até esta sexta-feira. Na produção intervêm figurantes locais, quer de Tomar, quer da vila da Batalha, onde também decorreram filmagens.

Realizado por Juan Carlos Fresnadillo a partir de argumento de Dan Mazeau, "Damsel" envolve uma equipa técnica com cerca de 250 pessoas. O elenco integra Millie Bobby Brown, da série "Stranger things", Shohreh Aghdashloo, Robin Wright, Nick Robinson, Angela Bassett, Ray Winstone e Brooke Carter. Participam ainda cerca de 35 figurantes portugueses.

"Damsel" (em português, "Donzela") tem estreia prevista para o primeiro semestre de 2023, no serviço de "streaming" da Netflix.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nuno
    27 mai, 2022 Lisboa 08:31
    Na semana passada fui visitar o Convento, paguei o bilhete normal e apenas pude aceder a metade da área pois a restante estava vedada por causa das filmagens. Das duas uma, ou avisavam dessa circunstância ou cobravam metade do preço, assim saí de lá a sentir-me enganado. Não voltarei.
  • Sandra
    26 mai, 2022 Tomar 21:12
    São boas notícias para a cidade já que atrai pessoas de fora e promove a cidade de Tomar pelo mundo. https://cowboybootsportugal.pt

Destaques V+