Tempo
|

“Vai ser uma surpresa!” Atores com deficiência sobem ao palco em Famalicão

15 fev, 2022 - 10:40 • Olímpia Mairos

“O Touro Vai Nu” estreia no dia 19 de fevereiro, pelas 17h00, no pavilhão do INAC, em Ribeirão.

A+ / A-

Ao fim de mês e meio de ensaios, a performance “O Touro vai nu” sobe ao placo no dia 19 de fevereiro, em Famalicão. Não é um espetáculo qualquer, mas antes o resultado da criatividade e talento de cidadãos com deficiência.

Rui, Hélder e Vítor, utentes da Casa de Santa Maria, uma valência de resposta ao Apoio à Deficiência, do Centro Social e Paroquial de Ribeirão (CSPR), vão tornar-se em verdadeiros artistas de circo.

“Vai ser surpresa!”, diz Rui Silva, de 24 anos. O artista conta que “da primeira vez” [no ensaio], fez a torre e “foi espetacular”.

“Foi maravilhoso. Agora vou fazer mais: vou apresentar uma peça aqui”, acrescenta.

Callum Donald, aluno do 2.º ano do INAC, envolvido no espetáculo, espera que “quando as pessoas assistirem” ao projeto, “retirem a mensagem de que não devemos colocar limites a nós mesmos, nem aos outros”.

“As pessoas conseguem criar e ser desafiados a criar e tornar-se melhores pelo desafio colocado, independentemente das circunstâncias”, realça Callum.

A estreia de “O Touro vai nu” está marcada para o dia 19 de fevereiro, pelas 17h00, nas instalações do INAC, em Ribeirão. A iniciativa englobada na ação “Circo por Todos”, foi dinamizada pelo Instituto Nacional de Artes do Circo e está inserida no projeto “Há Cultura | Cultura Para Todos” desenvolvido pela Câmara de Vila Nova de Famalicão.

O trabalho, levado a cabo durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano, envolveu quase 40 pessoas com deficiência, dos 18 aos 72 anos que, juntamente com artistas profissionais de circo, exploraram as suas competências artísticas, através de duas linhas de trabalho.

“A primeira diz respeito a uma criação artística inclusiva, dirigida inicialmente por Mickaella Dantas, que, por motivos de saúde, foi substituída por Carolina Vasconcelos, que envolve a participação de três utentes do CSPR e estudantes do Curso Profissional de Artes do Circo do INAC; e a segunda, envolveu um plano de aulas direcionado aos utentes da Casa de Santa Maria, lecionado por Carolina Vasconcelos e Ariana Sebastião, sob o olhar do ilustrador Alan Sencades”, explica autarquia de Famalicão.

A explicação para a integração de um número reduzido de cidadãos com deficiência no espetáculo final, prendeu-se com o facto de existir a intenção de envolvê-los como se fossem verdadeiros artistas, integrando um grupo de trabalho profissional.

“Não é muito comum no universo das artes inclusivas fazer-se a seleção de pessoas, mas acho que no âmbito criativo, profissional e artístico, é tão válido como a não seleção”, observa Mickaella Dantas, bailarina e membro da direção artística, que defende a importância de transmitir uma sensação real do mundo profissional das artes, junto de cidadãos com deficiência.

Já a coordenadora do INAC, Lueli Cristina, explica que o ‘Circo por Todos’ teve como objetivo “trabalhar o circo de forma inclusiva, não só com cidadãos com deficiência, mas também em situação de risco social”.

O trabalho do INAC, na área da inclusão social pela arte, já é habitual na dinâmica da instituição.

“Nos últimos três anos, no âmbito do Envolvarte, trabalhamos com várias instituições de Vila Nova de Famalicão e sempre tivemos uma ótima resposta (…) conseguimos ver, nos próprios utentes, o resultado do nosso trabalho”, destaca Lueli.

Para a diretora técnica da Casa de Santa Maria/CSPR, Patrícia Miranda, as parcerias entre entidades artísticas e instituições sociais são muito importantes, na medida em que são oportunidades interessantes para a verdadeira inclusão.

“Os nossos utentes vibram com o INAC. Ficam bastante satisfeitos e entusiasmados” refere, destacando que esta ação é importante, “especialmente pela parte da inclusão, isto é que é a verdadeira inclusão”.

“É estarem presentes num mundo em que verdadeiramente participam", realça.

O espetáculo performativo “O Touro Vai Nu”, inspirado no conto homónimo de Gil Dionísio, tem lugar no Pavilhão do INAC, localizado no Lago Discount, um espaço onde também estarão expostas as ilustrações feitas por Alan Sencades durante as sessões de capacitação realizadas na Casa de Santa Maria. Tem entrada gratuita até à lotação autorizada, conforme os lugares assinalados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+