13 mar, 2023 - 06:00 • André Rodrigues , André Peralta (sonorização)
VEJA TAMBÉM:
Desde que tomou posse como Papa, há 10 anos, Francisco já entrou para história, quanto mais não seja pela popularidade.
Diferente do seu antecessor no estilo, Francisco caiu nas boas graças do mundo, até entre os não crentes, e há números e curiosidades que ajudam porquê.
Francisco é o primeiro Papa das Américas e o primeiro jesuíta.
É o oitavo Papa mais velho no momento da eleição. Em março de 2013, tinha 76 anos.
Em 10 anos, Francisco já realizou 40 viagens apostólicas e passou por 60 países de quase todos os continentes: 32% na Europa, 31% em África, 20% na América e 17% na Ásia. Em 10 anos de pontificado, o Papa só não esteve na Oceânia.
Francisco atravessou a pandemia da Covid-19, sendo o primeiro Papa em 100 anos num contexto de crise sanitária global. O último foi Bento XV, que foi governou a Igreja Católica durante a I Guerra Mundial e, logo a seguir, durante a pandemia da Gripe espanhola, uma das pandemias mais mortíferas da história da Humanidade que, entre 1918 e 1920, terá matado até 100 milhões de pessoas em todo o mundo.
Fundação Ajuda À Igreja que Sofre
Responsáveis religiosos enviam todos os meses para(...)
Com a sucessão a Bento XVI, Francisco tornou-se o primeiro Papa, em 600 anos, a suceder a um pontífice que renunciou ao cargo.
É, também, o primeiro Papa não europeu desde o sírio Gregório III, no século VIII, há quase 1.300 anos.
Nos dois dias do centenário das aparições de Fátima, o Papa Francisco juntou mais de 8.800 grupos de peregrinos de 109 países.
A popularidade de Francisco também chegou às redes sociais. O Papa está presente no Twitter em nove línguas que correspondem ao mesmo número de perfis sincronizados. A soma de todos os perfis da conta @pontifex vai a caminho dos 54 milhões de seguidores.
Nos 10 anos de pontificado do Papa Francisco, o número de fiéis católicos cresceu ao ritmo do total da população portuguesa a cada ano. Eram 1.200 milhões em 2013. Atualmente serão 1.300 milhões.