14 mar, 2022 - 19:40 • Teresa Paula Costa
O Santuário de Fátima vai receber, de 24 a 26 de março o Congresso Internacional “Mulher, Mãe e Rainha”, organizado pelo Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos da Mariologia (IPPEM), em colaboração com o Santuário.
Inicialmente marcado para 2021, ano em que Portugal viu passar 375 anos da coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal, o congresso teve de ser adiado devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Pretendendo ser um fórum de estudo abrangente, nas temáticas, nas visões e nas abordagens, apresentará diferentes contributos relativos aos estudos da Mariologia, da Teologia e da Bíblia; da Religiosidade Popular; das Associações de Fiéis e das Ordens Religiosas (impulsionadoras em tantos casos, da devoção à Virgem Maria); do Direito Canónico; da Antropologia e da Sociologia, da Arte e da História da Igreja; da História de Portugal e até da História Universal.
De acordo com o Presidente do Congresso, o evento “toma Nossa Senhora como figura a abordar, a partir dos 375 anos da coroação da Imaculada Conceição como Padroeira de Portugal pelo rei D. João IV”.
Em declarações à Renascença, Marco Daniel Duarte revelou que “através de várias áreas de estudo, vamos abordar a figura de Maria”.
Será um Congresso “interdisciplinar em que serão abrangidas áreas como a teologia, fundamentos bíblicos, discursos parenéticos e História”. Em abordagem estará a forma como diferentes povos viram Nossa Senhora, particularmente os da Península Ibérica e os do “Novo Mundo, ou seja América Central e espanhola.”
O congresso vai abrir e fechar com “duas figuras de renome internacional ligadas à Santa Sé.” Stefano Cecchin, Presidente da Pontifícia Academia Mariológica Internacional que abrirá o Congresso no dia 24 de março e Monsenhor Rino Fisichella, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização que o encerrará, no dia 26.
Trata-se de um congresso “científico”, esclareceu Marco Daniel Duarte, em que participarão investigadores de diferentes áreas, como José Rui Teixeira, da Universidade Católica e Antónia Fialho Conde, da Universidade de Évora, entre outros.
“A promoção do culto a Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal nos primórdios da imprensa periódica nacional”, “Maria nas Escrituras Sagradas”, “Considerações em torno da Génese do Dogma da Imaculada Conceição – A Importância de Santo Agostinho e a Questão Pelagiana”, “A perfeição de Maria na formula agostiniana do pecado original” e “Do corpo de Maria ao corpo cósmico de Cristo Cristologia, Cosmologia e Mariologia” serão alguns dos temas em análise no Congresso que decorrerá nos auditórios do Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.
Durante o Congresso será apresentado o livro “Coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima – Joias e a bala”.
Publicado pelo Santuário de Fátima, o livro pretende mostrar não só “toda a história que envolve a coroação da imagem de Nossa Senhora de Fátima”, mas também as joias e gemas que tem incrustadas, além da bala que atingiu o Papa João Paulo II.
Depois da apresentação, estará à venda no Santuário e em livrarias em todo o país.