Tempo
|

"O Padre Vítor Feytor Pinto consegue abordar questões de maneira a não ferir as pessoas”

12 dez, 2021 - 18:49 • Ana Catarina André

"Respostas em Família" compila alguns dos textos que o antigo pároco do Campo Grande, em Lisboa, escreveu nos últimos anos de vida, para a revista Família Cristã

A+ / A-

Que critérios deve usar um cristão ao votar? Há dress-code para ir à missa? O que é a eutanásia? Posso casar-me, catolicamente, na praia? Pode ser-se cristão e maçon?

Estes são alguns dos títulos dos textos que o Padre Vítor Feytor Pinto escreveu, nos últimos anos de vida, para a revista Família Cristã e que agora foram editados no livro Respostas em Família.

Na apresentação do livro, que decorreu este domingo, na paróquia do Campo Grande, em Lisboa, onde Vítor Feytor Pinto esteve durante 40 anos, o padre Hugo Gonçalves, atual pároco, destacou “a voz profética” do autor e o seu “olhar positivo sobre a realidade”.

“Mesmo em questões que expressam algumas feridas, e que têm a ver com o casamento, o sofrimento, em que uma resposta menos cuidada pode magoar alguém, o Padre Vítor consegue abordar estas questões de maneira a não ferir as pessoas, para que se sintam envolvidas num caminho”, frisou o sacerdote, sublinhando a importância de que “as pessoas se sintam amadas por Deus independentemente das circunstâncias em que estão”.

66 textos para assinalar 66 anos de sacerdócio

Os textos, escritos entre 2015 e 2021, estão agrupados em cinco temas principais: Um Olhar Cristão, Questões sobre a Fé, Vida e Sacramentos, Perspetivas Pastorais e Nossa Senhora.

"São 66 textos. A ideia era tê-los publicado no verão passado para assinalar os seus 66 anos de sacerdócio”, contou Cláudia Sebastião, da revista Família Cristã, que partilhou a apresentação da obra com o Padre Hugo Gonçalves.

A jornalista contou ainda que Feytor Pinto participou em parte da edição do livro.

“Participou na escolha do título. Foi também o próprio quem contactou o autor do prefácio, o bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar.”

Todas as perguntas contam

Além da eutanásia, ideologia de género, dignidade da pessoa humana, matrimónio e envolvimento dos cristãos no mundo, temas em que Vítor Feytor Pinto se especializou, o livro aborda outras questões colocadas pelos leitores da revista Família Cristã, como o vestuário a usar na Igreja.

“Há alguns temas que sabemos que não estavam na ordem das preocupações do padre Vítor, mas que ele responde com a mesma generosidade”, frisa o padre Hugo Gonçalves.

“Não há nenhuma pergunta à qual não devamos dar a devida importância”, acrescentou, sublinhando que a obra “permite-nos prolongar o nosso olhar sobre o sacerdócio do Padre Vítor, continuar a aprender com ele e a beber da sua reflexão”.

Vítor Feytor Pinto morreu a 6 de outubro de 2021, aos 89 anos.

Além de pároco do Campo Grande, em Lisboa, ficou conhecido pelo seu envolvimento na área da saúde, onde foi consultor do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde e coordenador das Capelanias Hospitalares na Europa.

Desempenhou também o cargo de presidente do conselho de administração do Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência e foi responsável pela organização da visita do Papa João Paulo II a Portugal, em 1982

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+