Entrevista

Carlos Carreiras lança Marques Mendes. “Um senador com condições para agregar” o partido

18 fev, 2022 - 07:00 • Manuela Pires , Sofia Freitas Moreira (vídeo)

Presidente da Câmara de Cascais considera que o PSD se tornou irrelevante na política nacional e, se nada fizer, pode pôr em causa a “própria sobrevivência”. Em entrevista à Renascença, Carlos Carreiras defende que o partido precisa de um movimento refundador e aponta Marques Mendes para a liderança do PSD. “Uma figura de referência no partido, bem informado, com experiência e que se mantém ativo na política”.

A+ / A-
Carlos Carreiras lança Marques Mendes. “Um senador com condições para agregar” o partido
Carlos Carreiras lança Marques Mendes. “Um senador com condições para agregar” o partido

O presidente da Câmara de Cascais coloca Luís Marques Mendes na rota da sucessão a Rui Rio. "Há um conjunto de senadores que têm uma oportunidade de ajudar o partido esse é um dos nomes que vem logo à cabeça", diz Carlos Carreiras em entrevista à Renascença.

Dois meses e meio depois da eleição de Rui Rio, o PSD vai ter de escolher novo líder. Quem é que deve ser o novo presidente do partido?

Considero que neste momento o mais aconselhável era encontrar para líder do partido uma figura de referência, para a maioria dos militantes, e neste cenário os vice-presidentes da direção seriam os presidentes executivos.

E que perfil deve ter essa figura de referência?

Alguém com muita experiência, com uma idade mais avançada e que se mantenha ativo na política.

Pode ser o senhor?

Não, de todo. O meu partido é Cascais e não estou nada virado para isso, até por razões de saúde.

Mas pensou em alguém?

Tenho feito essa reflexão e há um que me parece evidente, que está sempre atual e bem informado que é Marques Mendes. Seria um senador com condições para agregar os vice-presidentes, que seriam os presidentes executivos por regiões, onde somos relevantes. Por exemplo nas autarquias, Cascais, Lisboa e Braga que são as maiores câmaras, eu e Carlos Moedas não podemos, mas Ricardo Rio podia estar disponível para ser um desses autarcas e até chamar os líderes regionais. A ideia é apanhar o que ainda resta dentro do partido, as pessoas quem tem experiência e competência. Essa seria uma solução ideal.

Falou com Marques Mendes sobre esta ideia?

Não. Mas considero que há um conjunto de senadores que têm uma oportunidade de ajudar o partido e também têm alguma responsabilidade porque são o que são por via do partido. Esse é um dos nomes que vem logo à cabeça, mas não quero excluir ninguém.

Carlos Carreiras. Marques Mendes tem condições para unir o PSD
Carlos Carreiras. Marques Mendes tem condições para unir o PSD

Nas conversas que tem com militantes parece-lhe que esta é uma solução viável?

Não tenho tido conversas, aliás até as tenho evitado porque as poucas que tive era para me empurrarem a mim para a liderança.

Este líder seria para quatro anos para levar a cabo uma espécie de refundação do partido, e depois o líder seguinte seria o candidato a primeiro-ministro?

Nunca aconteceu no PSD, mas segundo os estatutos do partido o candidato a primeiro-ministro não tem de ser necessariamente o líder do partido. A solução viável era depois termos um candidato a primeiro-ministro diferente do presidente do partido.

Rui Rio vai abandonar a liderança do partido na sequência da derrota nas eleições legislativas. Ficou surpreendido com o resultado?

Não fiquei surpreendido com o resultado e mesmo quando as sondagens davam o PSD muito próximo nunca acreditei, apontando para uma diferença entre 8 a 10 por cento. Fiquei triste e preocupado.

O que é que falhou? A estratégia de campanha foi um erro?

Acho que é mais profundo, é um problema estrutural do PSD mas que foi muito acentuado pela chefia do partido. Nós não tivémos uma liderança, mas antes um mau chefe de facção. Não vale a pena dizer, como ouvi uma vice-presidente do partido (Isabel Meireles) na noite das eleições afirmar que a culpa é do povo. Ninguém está a pensar que mandamos o povo embora e depois arranjamos outro para votar no PSD.

Houve um conjunto de erros e estamos a falar da liderança com as derrotas mais pesadas depois das maiorias absolutas de Cavaco Silva.

PSD perdeu relevância
PSD perdeu relevância

Tem criticado a liderança de Rui Rio …. Aliás está agora a fazer um ano que o líder do PSD disse que era um incompetente … ao que o senhor respondeu que “Ataques vindos de Rui Rio não são cadastro, são enriquecimento de curriculum”. Estes quatro anos de Rio no PSD deixam marcas no partido, o desinteresse e o afastamento de muitos militantes .. vai demorar tempo a reconstruir o PSD?

Esse episódio é curioso, porque eu era candidato e tinha o líder do meu partido a fazer esse comentário. Na altura tive algum recato, mas agora não. Ele dizia que eu era incompetente, mas agora Rui Rio ganhou menos concelhos do que nessas eleições autárquicas e por isso imagino como é que Rui Rio deve estar martirizado por ainda ter conseguido ser mais incompetente do que aquilo que ele dizia que eu tinha sido.

E como é que Rui Rio deixa o partido?

Eu não quero dramatizar, mas acho que o PSD está numa situação muito difícil. Primeiro é um partido que se tornou irrelevante na política nacional e pode pôr em causa a própria sobrevivência do partido.

Acredita que o PSD está à beira do fim?

Se não tiver cuidado corre esse risco. Tem de ser uma responsabilidade assumida colectivamente e não do líder que sair das próximas directas. Os portugueses não têm paciência para ver um partido cometer sempre os mesmos erros e a não aprender nada com eles.

Na sua opinião, qual é a principal tarefa do próximo líder?

O PSD tem de fazer um movimento refundador porque senão arrisca a acontecer o mesmo que em Lisboa. António Costa venceu as eleições intercalares para a câmara municipal e ficou lá 15 anos e eu temo que Costa tenha a possibilidade de fazer os mesmos 15 anos no governo. Nesta altura o PSD tem tempo, e por isso vamos ser ponderados e responsáveis e encontrar uma solução sólida para o país.

PSD teve um mau chefe de fação na liderança
PSD teve um mau chefe de fação na liderança

Desta vez vai apoiar algum candidato?

Tenho deveres de lealdade e tenho de aguardar pelos candidatos.

Dos nomes que sem se fala, Paulo Rangel, Luis Montenegro, Miguel Pinto Luz, Jorge Moreira da Silva. Qual destes é, na sua opinião, o mais indicado para liderar o PSD nesta altura?

São todos bons quadros, andam na casa dos 40 anos de idade, já que estamos a fazer uma corrida de fundo é importante ter alguém que possa perspetivar a quatro e a oito anos. Tenho uma relação de amizade com eles e sinto que tenho um dever de lealdade. Há um que sou totalmente suspeito: Miguel Pinto Luz, que é um quadro excecional que o partido tem. Mas tenho de aguardar porque depende da vontade de cada um.

Considera que o Conselho Nacional deste fim de semana devia marcar já a data das diretas?

Deve ser o mais rápido possível.

O Tribunal Constitucional decidiu que os emigrantes vão ter de repetir o voto no círculo da Europa. O PSD protestou, mas inicialmente esteve a favor da validade dos votos.

É uma vergonha nacional, um atestado de incompetência passado a todos os partidos, mas o PSD ainda agravou essa trapalhada porque chegou a um acordo, de como é que se pode violar a lei e depois recuou. Isto mostra mais uma vez uma falta de liderança destes partidos.

Votos dos emigrantes. "PSD agravou trapalhada", diz Carlos Carreiras
Votos dos emigrantes. "PSD agravou trapalhada", diz Carlos Carreiras
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    18 fev, 2022 ÍLHAVO 12:53
    Não sei se o proponente quis dizer que o seu "lider preferido" e "putativo Primeiro-Ministro sabe-se lá quando" é muito bem informado porque costuma perguntar (a quem verdadeiramente pensa e decide) o que vai acontecer na semana seguinte - como desde sempre tem acontecido - para depois o anunciar na televisão aos domingos à noite. ["Ora vejam bem": ... Qual foi o empresário que disse que não o queria nem para porteiro da sua empresa? ...]
  • Joaquim Correto
    18 fev, 2022 Paços 09:40
    O "ganda nóia"? Por amor de Deus, ele não dá uma para a caixa!

Destaques V+