Tempo
|

Legislativas 2022

Entrevista à Renascença. António Costa disponível para negociar com todos os partidos, menos o Chega

24 jan, 2022 - 08:57 • Susana Madureira Martins , Fábio Monteiro

Em entrevista à Renascença, António Costa deixa todas as portas que dão acesso a S. Bento em aberto, salvo à extrema-direita. “Com certeza, a seguir às eleições vamos ter de conversar com todos os partidos", diz. É possível, então, entendimentos com o PSD? A resposta: “a nossa base de entendimento é o país." Questionado sobre o pedido de "deferência" de José Sócrates ao PS, Costa demarcou-se do ex-primeiro-ministro.

A+ / A-

O PS deixa a porta aberta a entendimentos à esquerda no pós-eleições? Com todos os partidos, à exceção do Chega, garantiu António Costa, secretário-geral do PS, em entrevista à Renascença esta segunda-feira. “Depois do aconteceu, não posso dizer que geringonça seja a única solução”, frisou.

No domingo, Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, lançou a António Costa um convite para reunir depois de dia 30 de janeiro. Ao que o líder socialista respondeu: “com certeza, a seguir às eleições vamos ter de conversar com todos os partidos”.

No mesmo sentido, o socialista também não descartou a possibilidade de dialogar com o PCP – um pedido que João Oliveira tem feito inúmeras vezes nos últimos dias. Em todo caso, disse achar “estranho” que lhe “venham fazer perguntas sobre o diálogo”, tendo em conta o próprio, “sem imodéstia”, é “o político português que mais dialogou” com os partidos da esquerda e derrubou o muro erguido em 1975.

Sem apelar diretamente à maioria absoluta, Costa garantiu que não ia encostar os portugueses à parede, como já foi feito no passado: “ou é maioria absoluta ou vou embora.” Em vez disso, prometeu “encontrar para o país a melhor solução de Governo”.

OuvirPausa
Ouça a entrevista de António Costa à Renascença

Entendimentos com o PSD?

A fazer lembrar o discurso de Rui Rio nas últimas semanas, António Costa, em entrevista à Renascença, frisou que a grande escolha dos portugueses dia 30 estará entre “a solução programática do PS e a do PSD”. Mas, mais uma vez, deixou em aberto o cenário de um bloco central. “A nossa base de entendimento é o país”, disse.

Questionado sobre o novo aeroporto de Lisboa, António Costa não descartou um consenso com o PSD. Segundo o socialista, o seu Governo herdou e “aceitou” a solução Alcochete do executivo de Passos Coelho, mas, com Rui Rio na liderança do PSD, não foi possível avançar. “O máximo que conseguimos obter do PSD foi um estudo, a avaliação ambiental estratégia”, queixou-se.

Costa revelou que já conversou com Carlos Moedas, autarca lisboeta que pertenceu ao Governo de Passos, e este lhe garantiu que “mantém a mesma posição que estava no Governo”. Falta saber a posição definitiva de Rui Rio.

Sócrates sem deferência

Na semana passada, em entrevista à “CNN Portugal”, José Sócrates, ex-primeiro-ministro, afirmou merecer do PS mais “deferência”, já que foi o único político a conseguir uma maioria absoluta para o partido.

Segundo Costa, o PS nunca excluiu Sócrates da sua história, “não fazemos como o estalinismo”.

"O PS nunca confundiu a situação judicial de Sócrates com a história do partido. Goste-se ou não, ele faz parte da história do PS. A única divergência que surgiu foi que Sócrates entendeu que o PS devia ser uma espécie de Guarda Pretoriana no seu processo judicial, que ele entende ser de natureza política", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario Nascimento
    24 jan, 2022 Braga 11:13
    Bem bom.

Destaques V+