Siga-nos no Whatsapp

Fogos

Incêndios. Desde segunda-feira já ardeu o dobro da área de 2023

18 set, 2024 - 11:02 • Salomé Esteves

Área protegida do Rio Vouga está a ser consumida pelos incêndios na zona de Albergaria-a-Velha e, a norte, em Arouca. Regiões de Viseu, Aveiro e Tâmega e Sousa são as mais afetadas pelas chamas.

A+ / A-

Desde segunda-feira arderam 71.770 hectares em Portugal continental, mais do dobro do total de área ardida em todo o território, em 2023, revela o portal do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS). No ano passado, as chamas consumiram um total de 34.510 hectares, de acordo com dados dos números do Instituto Nacional de Estatística (INE).

As províncias mais devastadas pelos incêndios nos últimos dois dias foram a zona de Viseu, Dão e Lafões (20.771 hectares), a Região de Aveiro (19.954 hectares) e a zona de Tâmega e Sousa (13.334 hectares). Nas regiões do Alto Minho, Alto Tâmega e Ave também arderam milhares de hectares, num total combinado de 13.187.

Alguns dos incêndios ativos atravessam várias destas áreas geográficas desde 16 de setembro. Há, também, fogos que se mantêm ativos desde então, pelo que é expectável que a área ardida aumente nas próximas horas.

O fogo que se estende entre a zona de Castro Daire e Alvarenga, em Arouca, já atravessou Sítio do Rio Vouga, classificado como Sítio de Interesse Comunitário e Zona Especial de Conservação. Esta área protegida estende-se pelos municípios de Águe, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, ao longo de um total de 2700 hectares.

A norte, esta área protegida também está a ser consumida pelas chamas na zona de Cinfães e de Córdova e, a sul, no concelho de Albergaria-a-Velha.

A sul, o incêndio que percorre mato entre Nelas e Tábua também já consumiu parte da Zona Especial de Conservação do Carregal do Sal. Esta área protegida estende-se por 9.554 hectares, ao longo dos municípios de Carregal do Sal, Oliveira do Hospital, Seia e Tábua.

Em Vila Real, nas proximidades de Vila Pouca de Aguiar, todo o incêndio está a lavrar em área protegida, no Parque Natural do Alvão.

Antes das 11h desta quarta-feira, existiam 114 fogos ativos em Portugal continental, de acordo com a informação do portal da Agência Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Destes, 111 localizam-se no Centro e Norte.

Os fogos em curso mobilizam 3985 operacionais, 1221 veículos e 27 meios aéreos. Estão 27 incêndios em resolução.

O EFFIS estima que, este ano, já tenham ardido, em Portugal, 90.711 hectares em 153 incêndios.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+