Siga-nos no Whatsapp

Sismo de 5.3 na escala de Richter sentido em várias zonas de Portugal

26 ago, 2024 - 05:27 • Ricardo Vieira , Daniela Espírito Santo , João Malheiro

O epicentro foi registado no Oceano Atlântico, ao largo de Sines. É um dos tremores de terra de maior magnitude em Portugal Continental desde 1969. O abalo assustou, mas não foram registados vítimas nem danos materiais.

A+ / A-
Sismo de 5.3 na escala de Richter sentido em várias zonas de Portugal
Sismo de 5.3 na escala de Richter sentido em várias zonas de Portugal

Um sismo de magnitude de 5.3 na escala de Richter foi sentido em várias zonas de Portugal, como Lisboa e Porto, às 05h11 da manhã desta segunda-feira.

A informação foi avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O epicentro foi registado no Oceano Atlântico, a 58 quilómetros a oeste de Sines, a uma profundidade de 25 quilómetros.

Não foi emitido nenhum alerta de tsunami.

Foram registadas pelo menos cinco réplicas do sismo inicial, de magnitude 1.5, 1.6, 0.9, 1.1 e 1.2 na escala de Ritcher.

Este foi um dos tremores de terra de maior magnitude em Portugal Continental desde 1969. Naquele ano foi registado um abalo de 7.3 na escala de Richter.

O tremor de terra desta segunda-feira durou vários segundos. Há relatos de que o sismo foi sentido na região da Grande Lisboa, mais a Sul e também na região do Porto.

O sismo registado esta segunda-feira de madrugada ao largo da costa portuguesa foi sentido em Espanha, na Andaluzia, especialmente nas províncias de Huelva e Sevilha.

Inicialmente, o alerta de sismos do serviço Android dava conta de uma magnitude de 5.9.

Sismo não provocou vítimas nem estragos materiais

A Proteção Civil não registou de vítimas nem estragos materiais relevantes, mas recebeu, contudo, um elevado número de chamadas telefónicas, da zona do Alentejo até Coimbra.

O Governo começou por reagir, em comunicado, apelando à população "para que se mantenha em serenidade". "O Governo tem estado em coordenação estreita com todos os serviços relevantes na matéria", lê-se.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, na qualidade de primeiro-ministro em exercício durante as férias de Luís Montenegro, deslocou-se de manhã à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, para uma reunião.

No final, Paulo Rangel considerou que o sismo sentido esta segunda-feira em Portugal foi um "teste real às nossas capacidades de resposta".

O primeiro-ministro em exercício destacou a a ação "altamente profissional" das autoridades da Proteção Civil na primeira hora após o fenómeno.

Marcelo lança debate sobre segurança das grandes obras públicas

O Presidente da República chamou os jornalistas a Belém para fazer um ponto de situação. Marcelo Rebelo de Sousa considera que "funcionou tudo o que devia ter funcionado" na resposta ao sismo.

Em conferência de imprensa, o Presidente destacou a "muito boa coordenação entre o Governo e a Proteção Civil" e a "capacidade de resposta muito rápida" ao fenómeno natural.

Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou para apelar a um debate sobre a proteção sísmica na "construção de grandes obras públicas", considerando que é possível "aprender-se mais" sobre a resposta aos sismos.

Através das redes sociais, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, agradeceu a prontidão da Proteção Civil e das autoridades no acompanhamento do sismo que ocorreu esta segunda-feira ao largo de Sines e destacou "a serenidade da reação do povo português".

Tendo em conta que poderá haver réplicas, vale a pena lembrar algumas medidas simples para lidar com um possível sismo:

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    26 ago, 2024 aldeia 13:43
    Será que deu para acordar as consciências dos politicos que governam este país, e que começem a pensar no que será preciso fazer se houver uma grande catrástofre
  • Maria de Fátima Sobr
    26 ago, 2024 Caldas da Rainha 07:27
    Eu senti o sismo e achei que foi muito longo, isto a relação a outros que já senti.
  • Antonio Amaro
    26 ago, 2024 Vendas novas 06:35
    Bom dia Em vendas novas, eu senti, a cama abanou, e antes ouvi um grande barulho.
  • Maria Fátima Costa
    26 ago, 2024 Rio Maior 06:28
    Aqui não é o maior, não! Houve aqui um a uns 30 anos que a casa parecia um barco em cima das ondas. Também ocorrido durante a madrugada. Mas este antes huvimos um ruído enorme vindo da serra parecia um rebentamento.
  • Armando Cardoso
    26 ago, 2024 Maceira 05:40
    Também o senti. Embora estivesse deitado, estava acordado e senti a cama a abanar ligeiramente e por pouco tempo. Não me assustou e, como este, podem vir mais.
  • Elisabete
    26 ago, 2024 Castro Verde/Mertola 05:25
    ....cães ladraram....a seguir ouvi grande e longo rugido que ia aumentando de intensidade....a seguir o abanão....ainda estou na rua....pode haver réplicas 🙄
  • Margarida Glória
    26 ago, 2024 Alpiarça 05:07
    Sismo sentido em Alpiarça, por volta das 5 h, acompanhado de ruído forte. Duração de 7 ou 8 segundos.
  • Mafalda Ferreira
    26 ago, 2024 Largo Fernão Vasques 5 05:03
    Aqui na margem sul não foi diferente estava na cozinha e parecia que a gileira ia cair fiquei parada só a ver e os meus vizinhos que estavam a dormir todos acordaram assustados porque a cama agitou
  • Graça de Sousa
    26 ago, 2024 Portimão 05:02
    Por volta das 5h14m senti o sismo em Portimão, Praia da Rocha, durou vários segundos e foi suficientemente forte para me despertar do sono. O apartamento que me alojava não sofreu danos.
  • Maria João São Pedro
    26 ago, 2024 Sintra 04:57
    Eram 05h e pouco quando ouvi a porta da rua e do armário do quarto a abanar e apercebi-me de que o quarto todo estava a tremer

Destaques V+