IVA Zero

Omnívoros ou vegans. Quem poupa mais com alimentos IVA Zero?

05 abr, 2023 - 14:13 • Salomé Esteves

Num cabaz de 2.200 calorias diárias, a diferença total de preço pode ser de 5% para quem come carne e peixe e de 3% para vegans.

A+ / A-

Em março, a Renascença já tinha feito as contas para ver o que saía mais caro: ser omnívoro ou vegan. Recorrendo à mesma metodologia, decidimos tentar perceber quem beneficia mais com a medida do IVA zero. A resposta é clara: em nenhum dos dois cabazes a poupança é significativa.

Começamos por uma dieta de 2.200 calorias diárias, concebida por uma nutricionista para ambos os regimes alimentares. Depois, fomos à procura destes alimentos num supermercado. Ao talão final, subtraímos o IVA dos produtos que constam na lista de produtos apresentada pelo Governo.

Quando somados os totais, mesmo que os produtos sejam diferentes, a diferença entre o custo com ou sem o IVA zero é praticamente nula.

Ambos os cabazes foram calculados para alimentar quatro pessoas durante uma semana. O omnívoro tem, assim, um custo semanal de 134,03 euros. Sem o imposto nos produtos listados pelo Governo, o preço desce para 127,62 euros. Esta é uma diferença total de 6,41 euros ou de 5%.

Já no cabaz vegan, o preço total da semana é de 122,89 euros. Com a redução do IVA zero, o mesmo cabaz passa a custar 118,69 euros. Apesar que o custo ser menor, no total, a diferença provocada pela medida é menor: de apenas 4,2 euros ou 3%.

A lista inicial era maioritariamente constituída por produtos de origem animal. Mas, a 4 de abril, tornou-se mais inclusiva para quem come à base de plantas ou é intolerante à lactose.

Depois do debate das propostas, as bebidas e iogurtes vegetais à base de cereais e frutos secos como soja, aveia ou amêndoa foram acrescentados à lista de produtos essenciais que ficará com IVA zero.

Uma dieta variada inclui outros alimentos que não constam desta lista de produtos. Isto acontece em ambos os cabazes, apesar de os números serem diferentes.

No cabaz omnívoro, são sete os produtos que não terão a redução do IVA: couve coração, batata doce, tomate, nozes, tortitas de arroz, sementes de chia e manteiga de amendoim.

Apesar de a couve coração poder ser substituída pela couve portuguesa que figura na lista do Governo, os outros produtos não são considerados essenciais.

No cabaz vegan, além destes alimentos, também não estão incluídos a soja em nacos ou em grânulos, o tofu fresco, o feijão preto ou o feijão manteiga.

Apesar de o BE e o PAN terem proposto a inclusão de proteínas vegetais como o tofu e a soja na lista de produtos com imposto reduzido, que são fulcrais a uma alimentação à base de vegetais, estes não foram adicionados.

Por proposta do PSD, também foram acrescentados os leites fermentados à categoria dos laticínios e produtos para alimentação entérica (através de sonda).

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento mostrou-se satisfeita com a lista de alimentos apresentados pelo Governo. Em outubro do ano passado, a Ordem dos Nutricionistas tinha tinha apelado ao Governo para reduzir o IVA nos alimentos essenciais a uma alimentação saudável, de acordo com a roda dos alimentos.

Esta proposta vai vigorar entre 18 de abril e 31 de outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+