Tempo
|

Reportagem

"Cheguei a ter 30 centímetros de água dentro da loja". Regresso à normalidade na Baixa do Porto

09 jan, 2023 - 11:45 • André Rodrigues

A maior parte das lojas e cafés da Rua Mouzinho da Silveira e da Rua das Flores abriu entre as 8h00 e as 9h00 desta segunda-feira. Mas há estabelecimentos onde são ainda bem visíveis as consequências do mau tempo que, de surpresa, inundou de água lojas e caves. As últimas 48 horas foram passadas a limpar, dia e noite, mas, em alguns casos, não foi suficiente. E ainda há prejuízos para contabilizar.

A+ / A-

Depois do caos do fim de semana, a normalidade regressa lentamente à rua das Flores, no centro da cidade do Porto.

A cada porta desta rua paralela a Mouzinho da Silveira, não há proprietário de negócio que não tenha sofrido com as consequências do mau tempo.

Ainda assim, a maior parte das lojas e cafés abriu entre as 08h00 e as 09h00 desta segunda-feira.

A maior parte, porque há estabelecimentos onde são ainda bem visíveis as consequências do mau tempo que, de surpresa, inundou lojas e caves.

As últimas 48 horas foram passadas a limpar, dia e noite, mas não foi suficiente.

É o caso de uma loja de lembranças tradicionais no início da Rua das Flores.

Milita Gonçalves perdeu a conta às horas que já passou em limpezas.

"Não vou poder abrir a loja, porque, além da água, veio muito entulho e muita lama", conta esta comerciante à Renascença.

"Cheguei a ter quase 30 centímetros de altura de água dentro da loja", refere, enquanto vai limpando os artigos que ainda é possível salvar e manter à venda, quando a loja reabrir.

Quando é que isso vai acontecer? "Se tudo correr bem, amanhã. Se não correr bem, só depois de amanhã mesmo. Só estou à espera do meu patrão para vermos como é que isto se vai resolver".

O passo seguinte é a contabilização total dos prejuízos: "Hoje, o meu patrão vem cá. Vamos tentar fazer o inventário. Meti as coisas que estavam estragadas em sacos, agora falta contabilizar e muitos artigos foram com a enxurrada".

Uns metros à frente, Vítor Loureiro conseguiu abrir o café na manhã desta segunda-feira.

No sábado, entre as 11h00 e o meio-dia, este empresário conta que viu "água e lama a entrar de um lado e a sair do outro" do seu estabelecimento.

"Tinha tudo inundado, água barrenta. Mas foi tudo resolvido, eu tinha aí pessoal que me ajudou com a limpeza. Pelo menos, no meu estabelecimento, não tive grandes problemas", conta à Renascença.

As próximas horas deverão ser mais calmas.

Pelo menos, não se espera que chova como naquela manhã de sábado.

Seja como for, a Proteção Civil emitiu um aviso para risco de cheias e inundações, nas ribeiras do Porto e de Gaia, para pouco antes das cinco da tarde.

Tudo por causa do aumento significativo do caudal do rio Douro, depois da chuva dos últimos dias.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+