Tempo
|

Mau tempo

Chuva intensa provoca várias inundações na Grande Lisboa

07 dez, 2022 - 22:26 • Redação

Lisboa, Sintra, Oeiras e Odivelas estão a ser fortemente afetadas com várias situações de cheias em meio urbano. Proteção Civil municipal de Lisboa admite que os Bombeiros Sapadores não estão a conseguir responder a todos os pedidos de auxílio. Instabilidade meteorológica situa-se sobretudo na zona sudoeste de Lisboa, com tendência para se deslocar para a Península de Setúbal.

A+ / A-
Ruas de Lisboa inundadas depois de chuva forte
Ruas de Lisboa inundadas depois de chuva forte

A chuva intensa que tem caído nas últimas horas está a provocar inundações em vários pontos da Área Metropolitana de Lisboa.

Fonte do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa confirma à Renascença que, desde as 22h00, registou-se um aumento significativo de pedidos de auxílio devido a ocorrências relacionadas com a queda de chuva intensa e que os Bombeiros Sapadores já não estão a conseguir dar resposta a todas as solicitações.

Mau tempo em Lisboa provoca inundações Foto: José Pedro Frazão/RR
Mau tempo em Lisboa provoca inundações Foto: José Pedro Frazão/RR
Mau tempo em Lisboa provoca inundações Foto: José Pedro Frazão/RR
Mau tempo em Lisboa provoca inundações Foto: José Pedro Frazão/RR
Mau tempo em Lisboa provoca inundações Foto: Twitter
Mau tempo em Lisboa provoca inundações Foto: Twitter

De resto, por volta das 22h30, a Proteção Civil Municipal de Lisboa registava 46 situações de inundação em curso.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa recomenda às pessoas que fiquem em casa e evitem deslocações.

Também os concelhos de Sintra, Oeiras e Odivelas têm sido fortemente afetados pelas consequências da chuva forte.

Face a esta situação meteorológica adversa, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Lisboa sob aviso vermelho, pelo menos até às 02h00 desta quinta-feira, dia 8.

À Renascença, fonte da ANEPC indica que a instabilidade meteorológica situa-se sobretudo na zona Sudoeste de Lisboa, com tendência para se deslocar para a Península de Setúbal, não sendo de excluir que a situação possa agravar-se nas próximas horas.

Pelas 03h00 está previsto um pico de maré cheia, coincidindo com a hora em que está prevista também nova queda de chuva com intensidade.

Esta quarta-feira, a Proteção Civil reforçou os avisos à população por causa da chuva intensa, vento forte e agitação marítima que se deverá manter até sexta-feira à noite, em todo o país, mas, com particular incidência no centro e sul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+