Tempo
|

​Míscaros a 50 euros o quilo. Nem os cogumelos escapam à inflação

11 nov, 2022 - 08:37 • Liliana Carona

“Rainhas” do cogumelo sem produto para vender. Em Viseu, os mercados e mercearias locais vendem-no a 40 e 50 euros o quilo. A seca e os incêndios deste ano terão levado à escassez do produto e o preço não será certamente para todas as carteiras.

A+ / A-
Míscaro a 50 euros o quilo - c
Ouça a reportagem de Liliana Carona

A pergunta multiplica-se no mercado de Viseu: “tem míscaro?” E a resposta também: “não tenho para vender, o que tinha já esgotou”, apesar do preço ser elevado, entre os 40 e os 50 euros o quilo.

No Mercado dos Produtores de Viseu escasseia o míscaro e o que há tem um preço de "arrepiar os cabelos".

Maria Adelaide, de 75 anos, recua quando vê o preço do quilo. “Não se podem comprar este ano, com 49 euros dá para comprar muita coisa, mercearia por exemplo. São bons, mas não dou esse dinheiro”, garante a cliente.

Também Nazaré Santos, de 60 anos, assume “não ter poder de compra para eles” e justifica: “para mim são caros, para quem ganha cinco mil euros pode não ser. Este ano vi-os a 40 euros o quilo”, observa com surpresa.

Quarenta, 49 e 50 euros o quilo do míscaro, quando há. Silvina Abreu, 69 anos, perdeu o título de “Rainha do Míscaro”. “Ai! Os míscaros, vendi no ano passado, mas este ano não há, por causa dos fogos, da seca… Eu era a Rainha do Míscaro, vendia sempre 10 a 11 quilos por dia. E hoje estava a 50 euros o quilo do míscaro”, revela.

Silvina Abreu conta à Renascença que “há muita gente à procura, vêm de Lisboa e levam zero, só se rebentarem em janeiro ou dezembro. No ano passado era a 15, 20, até 10 euros o quilo, porque havia muito”, recorda a vendedora.

Também Isaura Gomes, de 58 anos, não se lembra, em 43 anos de atividade, de um mercado tão vazio de míscaros. “Não há nada. Vi uma senhora a vender a 40 euros o quilo, apenas para alguns restaurantes ‘xpto’ da cidade. No ano passado chegámos a vendê-lo a cinco euros o quilo. O meu marido vai a eles, para os lados do Sátão, Aguiar da Beira, mas a falta de chuva de agosto provocou esta situação”, lamenta.

O míscaro também se encontra à venda em mercearias locais de Viseu. O produto é de fiar, diz quem conhece e sabe os segredos de apanhar míscaros. “Não há truques, é levantar a caruma e procurar, tendo em atenção que há um que tem uma argola que não se pode comer”, conclui Isaura.

Também a castanha e o marmelo escasseiam no Mercado dos Produtores de Viseu, mas neste caso, o valor não ultrapassa os cinco euros o quilo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+