Tempo
|

Racionamento de água em equação. O que está Portugal a fazer em tempo de seca?

10 jul, 2022 - 16:30 • Ricardo Vieira, com Lusa

O cenário é preocupante. O país atravessa uma vaga de altas temperaturas e, em junho, 67,9% de Portugal continental estava em seca severa e 28.4 % em seca extrema.

A+ / A-

Veja também:


Reduzir a pressão da água, cortar na rega de espaços públicos, apelos contra o desperdício, são algumas das medidas que as autarquias já estão a tomar um pouco por todo o país. O Governo admite a possibilidade de racionamento de água, em algumas atividades.

O cenário é preocupante. O país atravessa uma vaga de altas temperaturas e, em junho, 67,9% de Portugal continental estava em seca severa e 28.4 % em seca extrema, segundo os últimos dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Num contexto de alterações climáticas, em que a água é um bem cada vez mais escasso e precioso, a população tem um papel fundamental na luta contra o desperdício de água. Lavar carros, pátios, passeios e ruas, regar o jardim ou encher piscinas particulares são exemplos de procedimentos a evitar, nos próximos tempos.

Viseu reduz pressão da água na rede pública

A pressão da água na rede pública de Viseu foi reduzida no início do mês como medida preventiva.

O diretor dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), Carlos Tomás, adianta que esta semana serão apresentadas mais medidas para poupar água.

Além da redução da pressão, entre as medidas já adotadas pela autarquia de Viseu está a “redução de tempo de rega dos espaços públicos, à semelhança do que se fez em 2017”, ano em que a Barragem de Fagilde teve de ser abastecida por camiões-cisterna.

“Desde esse ano que também tem havido uma redução dos espaços regados, ou seja, dos espaços verdes”, explicou este responsável que, a título de exemplo, apontou os separadores centrais das vias rodoviárias onde deixou de haver relva.

Mirandela reduz rega e lavagem de ruas

A Câmara de Mirandela, no distrito de Bragança, reduziu em 60% a rega de jardins públicos e lavagem de ruas.

A autarquia transmontana apela ao uso racional da água, apesar de garantir que o consumo humano está assegurado.

O Nordeste Transmontano encontra-se em seca extrema e a região é caracterizada por temperaturas extremas no verão.

Num concelho onde os termómetros ultrapassam frequentemente os 40 graus celsius, a Câmara de Mirandela decidiu também lançar uma campanha de sensibilização junto da população com o lema “Ela não cai do céu. Poupe água”.

Chaves prepara medidas de contingência

Sensibilização, fiscalização, abastecimentos pelos bombeiros ou restrições pontuais, são algumas das medidas de contingência que estão a ser preparadas pela Câmara de Chaves.

O plano será implementado de acordo com o agravamento da situação de escassez de água, explica o autarca Nuno Vaz. Poderá ser necessário “tomar decisões de racionar a utilização da água”, admite.

Novas captações, o melhoramento de outras, os novos furos hertzianos, a reparação de depósitos, a substituição de condutas e a implementação de novos mecanismos de monitorização e controlo de perdas da rede pública, são algumas das ações já realizadas.

A Câmara de Chaves está, também, a preparar uma campanha de sensibilização junto da população. “Mais importante do que a resposta das entidades gestoras, câmaras, juntas, é a resposta individual e coletiva dos cidadãos porque essa vai garantir que há água”, afirma Nuno Vaz.

Em algumas aldeias do concelho já está a ser feito o transporte pelos autotanques dos bombeiros para os depósitos que fornecem água às populações, mais cedo do que noutros anos.

Em relação à agricultura, Nuno Vaz defende que é preciso “introduzir processos de eficiência”, como por exemplo a irrigação por precisão, na atividade agrícola para garantir que “há menos desperdício de água”.

Área Metropolitana do Porto traça plano

A Área Metropolitana do Porto (AMP) “traçou um plano” para “melhorar e racionalizar uso da água” que pretende “servir de exemplo” e “agir de forma preventiva” no combate à escassez daquele recurso.

De acordo com o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, o Plano Metropolitano para a poupança da água, apresentado esta semana e aprovado pelos 17 municípios da AMP, resulta de um protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

No âmbito desta iniciativa, a AMP vai promover “ações de sensibilização direta” durante a época balnear para a importância do “bom uso” da água nas zonas balneares e de lazer, financiar “políticas de rega sustentáveis”, criar um “manual de boas práticas” sobre regra de jardins públicos, fontanários e outros equipamentos, um concurso vocacionado para as escolas para desenvolverem “propostas de intervenção numa lógica de democracia participativa” e duas “grandes conferências” temáticas em dois concelhos da AMP.

O plano da AMP prevê também a criação de um “manual de boas práticas” a “ser desenvolvido por especialistas, seja da Faculdade de Arquitetura, seja da de Engenharia que fique e que sirva além da AMP, que seja utilizado por outras autarquias e entidades”.

Eduardo Vítor adiantou que o Plano Metropolitano para a poupança da água “vai ser contratualizado em breve” e que “ainda este mês de julho” vai ter as primeiras ações.

Todas as gotas contam em Leiria

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria pedem à população que faça uma utilização “contida e regrada” da água devido à situação de seca no país.

“Apelamos à mudança de comportamentos e a uma utilização contida e regrada da água para consumo humano. Lavar carros, lavar pátios, passeios e ruas, regar o jardim ou encher piscinas particulares são exemplos de procedimentos a evitar”, referem os SMAS de Leiria.

A empresa adianta que, na esfera operacional, está a implementar o plano de deteção de consumos ilícitos e a monitorizar o nível de água nas captações.

Por outro lado, a empresa vai ainda reforçar a divulgação da campanha “Todas as gotas contam” que tem como objetivo “consciencializar a população para a adoção de boas práticas na utilização da água com vista à racionalização dos consumos”.

Águas do Baixo Mondego e Gândara apela para o "uso contido e racional da água"

A Águas do Baixo Mondego e Gândara (ABMG) apela ao “uso contido e racional” da água, no âmbito da previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de aumento das temperaturas nos próximos dias.

A empresa intermunicipal ABMG pede, nas plataformas digitais, para o “uso contido e racional da água para consumo humano, limitando essa utilização aos fins mais nobres a que a mesma se destina, nomeadamente, aos usos domésticos, como é o do consumo para hidratação, da confeção de alimentos, da higiene e de cuidados primários de saúde”.

Todas as restantes utilizações, “nomeadamente, lavagens de espaços, materiais, equipamentos e viaturas, regas, refrigeração, arrefecimento” e outras, consideradas secundárias, “deverão remeter-se ao mínimo imprescindível”.

Desperdício “pode condicionar o abastecimento e dificultar o combate aos fogos”

As Águas do Ribatejo (AR) lançaram um apelo aos consumidores para reduzirem o consumo de água devido às temperaturas que podem chegar, nos próximos dias, aos 45 graus em vários concelhos do distrito de Santarém.

Em comunicado, a empresa intermunicipal, que serve cerca de 150 mil pessoas dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas, adverte que o “uso supérfluo” de água da rede pública “pode condicionar o abastecimento e dificultar o combate aos fogos”.

A AR pede aos seus clientes para evitarem regas, lavagens de pátios, passeios e ruas e o enchimento de piscinas com água tratada para consumo humano.

Governo admite racionamento de água

O Governo garante que, apesar da seca, o país tem água para consumo humano nos próximos dois anos, mas admitiu racionamentos em determinadas zonas do país, relativamente a alguns usos, como na agricultura.

A garantia foi dada no início de julho, pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e Ordenamento do Território, João Catarino, à margem de uma visita ao concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, onde foi assinalar a melhoria das condições de visitação do Parque Nacional da Peneda Gerês.

Por seu lado, a ministra da Agricultura admite novas restrições ao uso de água para fins agrícolas. Sem especificar que regiões ou culturas podem vir a ser afetadas, Maria do Céu Antunes confessa-se preocupada e justifica eventuais medidas, com a necessidade de assegurar o futuro.

“Do ponto de vista da agricultura, as situações difíceis estão identificadas e com medidas de contingência a serem aplicadas, mas se esta situação continuar vamos ter necessidade, a todo o tempo, de a rever e aplicar aquilo que está previsto em cada um dos planos de contingência das albufeiras que são de fins agrícolas”, afirmou Maria do Céu Antunes.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+