Tempo
|

Antiga escola primária de Seia é a nova casa de 20 crianças órfãs ucranianas

Antiga escola primária de Seia é a nova casa de 20 crianças órfãs ucranianas

Tempo
|

16 mar, 2022 - 07:33 • Liliana Carona

Os voluntários do Solar do Mimo, centro de acolhimento temporário de crianças e jovens em risco, preparam-se para uma viagem até à Polónia para ir buscar 20 menores. A iniciativa conta com o apoio da autarquia local, que disponibilizou a antiga escola primária de São Martinho para ser a nova casa destas crianças.

A+ / A-
OuvirPausa
0:00 / 0:00

Vinte crianças e quatro adultos (dois casais que já eram família de acolhimento na Ucrânia) são esperados em breve na aldeia de São Martinho, concelho de Seia.

A iniciativa partiu do Solar do Mimo, organismo que existe desde 2000 para dar resposta ao acolhimento temporário de crianças e jovens em risco.

“É uma Instituição Particular de Solidariedade Social, onde os meninos são encaminhados pelo tribunal ou pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, vítimas de todo o tipo de maus tratos. Neste momento, temos 14 crianças com idades entre os três e os 18 anos”, refere a enfermeira Eugénia Rainha, 45 anos, especialista em pediatria e voluntária do Solar do Mimo desde 2007.

A profissional de saúde vai seguir no autocarro com direção à Polónia para trazer 20 crianças órfãs. Mas antes, organiza os donativos de particulares e empresas que chegam à antiga escola primária.

“Estamos a ultimar algumas obras, nomeadamente nas casas de banho, com mais bases de duche. Aqui será uma sala, uma copa, e os quartos, três em cada um dos dois pisos, mais ou menos já organizados, com donativos de empresas, particulares. Fica uma família no andar de baixo e outra no andar de cima”, aponta, salientando que “a casa tem aquecimento central e têm uma área de estudo, para continuarem a ter aulas via internet e depois serão integrados.”

Crianças e famílias de acolhimento estão em Lviv

São os últimos retoques necessários para que uma antiga escola primária se torne definitivamente numa casa. O berço já está colocado num dos quartos à espera de quem vai chegar.

“Este berço é para a criança mais pequenina que iremos receber, que tem 1 ano”, conta Eugénia Rainha, à medida que coloca a roupa de cama.

“São meninos órfãos que viviam numa instituição e que, entretanto, foram acolhidos por duas famílias, uma acolheu 9 meninos e outra 11. Estas crianças já estavam integradas em famílias de acolhimento. Estavam em Donetsk e agora estão em Lviv, num centro de acolhimento de emergência e estão à espera que cheguemos à Polónia, eles têm entre 1 ano e os 18 anos”, revela.

Chilrear dos pássaros, casa com janelas grandes e novos amigos

Na aldeia de São Martinho, todos aguardam a chegada das 20 crianças da Ucrânia, principalmente os mais novos. André Correia, 12 anos e a irmã Maria, de 16 sorriem. “É bom sermos solidários”, diz André que promete ensinar os seus truques com a bola. Já Maria, 16 anos, afirma que vai “tentar acalmá-los e fazer com que se sintam em casa”.

Sentirem-se em casa, com janelas grandes e o som dos pássaros ao redor e os risos de Joana, três anos, com quem certamente vão brincar. “Não me apanham”, brinca às corridas, sozinha, no parque ao redor da escola.

Toda a ajuda é bem-vinda, conclui a voluntária Eugénia Rainha, sublinhando que “vestuário, alimentação e brinquedos são os bens mais precisos. Quem quiser ajudar, pode contactar o Solar do Mimo, através das redes sociais. A documentação já nos foi enviada, eles serão integrados, o município também está a apoiar. Já temos uma bolsa na área do emprego e temos a colaboração de um casal ucraniano que mora cá e que ajudará na comunicação”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+