Tempo
|

Sociedade Portuguesa de Oncologia

Cancro. Taxa de sobrevivência pode piorar nos próximos anos, alerta especialista

17 nov, 2021 - 23:00 • João Malheiro

Rastreios a doentes oncológicos ainda não retomaram a normalidade. Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia receia que a quinta vaga da Covid-19 e a entrada no inverno prejudiquem a assistência aos doentes.

A+ / A-

A presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia alerta que a taxa de sobrevivência do cancro "pode vir a reduzir-se nos próximos três, quatro ou cinco anos", devido aos atrasos nos rastreios a este tipo de doenças, provocados, em parte, pela pandemia da Covid-19.

"Há um diagnóstico em fases mais avançadas da doença e a possibilidade de cura reduz. Isso faz com que as probabilidades de sobrevivência também reduzam", explica Ana Raimundo, à Renascença.

Durante as últimas décadas, a incidência do cancro tem aumentado, mas a mortalidade "não aumenta na mesma proporção, porque se fazem diagnósticos mais precoces e temos tratamentos mais adequados".

"Com a pandemia e os atrasos nos diagnósticos, as curvas de sobrevivência vão piorar. Neste momento, não se fazem tantos diagnósticos de cancro. Vão ser feitos só em doença mais avançada", reitera a presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia.

Quinta vaga pode voltar a prejudicar serviços oncológicos

Ana Raimundo relembra que, a certo ponto, durante a pandemia, os rastreios oncológicos "estiveram mesmo parados", o que é "bastante grave", e ainda não se pode dizer que regressaram à "normalidade".

"Neste momento, existem rastreios, como o do cancro da mama, que estão quase reestabelecidos, mas não a 100%. Há rastreios a outras doenças oncológicas que estão longe do que era ideal", avisa.

E se os serviços de oncologia ainda estão a retomar a normalidade, há o receio de que a quinta vaga da Covid-19 possa, mais uma vez, prejudicar os rastreios.

"Há um défice de recursos de humanos e estamos a assistir a um novo aumento de casos, o que pode levar ao desvio desses recursos para um apoio aos casos Covid-19", refere a presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia.

"É expectável que não se note de forma tão intensa, porque os serviços estão mais organizados, mas poderão vir a sentir-se efeitos, até porque também vamos entrar no inverno e enfrentar outras doenças respiratórias", acrescenta.

Esta quinta-feira arranca o 18.º Congresso Nacional de Oncologia que se realiza até este domingo.

O evento "não quer que só haja uma discussão entre médicos e que participem outros profissionais de saúde. Importa discutir os doentes oncológicos em todas as suas vertentes", antecipa Ana Raimundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+