Tempo
|

Covid-19 por concelho. Sines e três municípios do Algarve em risco máximo

30 jul, 2021 - 14:39 • Joana Gonçalves

Sines, Portimão, Albufeira e Loulé lideram a tabela de risco Covid-19, com uma incidência superior a 960 casos por 100 mil habitantes. Porto e Lisboa permanecem no "top 15", mas ambos com uma descida no número de infeções, face à semana anterior.

A+ / A-

O concelho de Sines apresenta a maior taxa de incidência de infeção por SARS-CoV-2 a nível nacional. De acrodo com a mais recente atualização da Direção-Geral da Saúde, o município regita 1.364 casos por 100 mil habitantes e está entre os quatro concelhos portugueses em risco máximo de infecção.

À lista de municípios com uma incidência superior a 960 casos por 100 mil habitantes juntam-se Portimão, Albufeira e Loulé, na região do Algarve.

Porto e Lisboa permanecem no "top 15" da tabela de risco Covid, mas ambos com uma descida no número de infeções, face à semana anterior.

Cerca de 55% dos concelhos resgistam um aumento de casos de Covid-19. No total, são 169 os municípios com acréscimo de incidência de infeção por SARS-CoV-2, entre os dias 15 e 28 de julho.

Com uma incidência cumulativa igual a zero estão seis concelhos. Este indicador não quer dizer, necessariamente, que os municípios estejam completamente livres de casos. É possível, no entanto, concluir que a situação epidemiológica está controlada nestes concelhos.

A Direção-Geral da Saúde divulga, desde dia 16 de novembro, o mapa de incidência cumulativa de infeção por município. O indicador corresponde ao número de novos casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes.

Este é um dos três critérios adotados pelo Governo português na avaliação de risco de infeção de cada concelho. Foram definidos quatro níveis de risco: moderado, elevado, muito elevado e extremamente elevado.

Os níveis diferem em número de incidência. Municípios com incidência inferior a 240 casos por 100 mil habitantes integram a lista de risco moderado.

Na lista de risco elevado entram os concelhos com uma incidência entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes. Segue-se o risco muito elevado, entre 480 e 960.

No nível máximo de risco - extremamente elevado - estão os concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes.


Matriz de Risco Covid-19

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+