Covid-19 em Portugal

Cerca de 96% dos concelhos com redução de casos de Covid. 15 municípios em risco máximo

22 fev, 2021 - 16:01 • Joana Gonçalves

No espaço de 14 dias, só sete concelhos registaram aumento de infeções pelo novo coronavírus. Castanheira de Pêra, Resende e Arronches ocupam o topo da tabela.

A+ / A-

Cerca de 96% dos concelhos portugueses apresentam uma redução dos números de casos de Covid-19. No total, são 227 os municípios com decréscimo da taxa de incidência cumulativa a 14 dias de infeção por SARS-CoV-2.

Fronteira, São João da Pesqueira, Alfândega da Fé, Vila de Rei e Aguiar da Beira registam a maior quebra.

Portugal tem, assim, menos 104 concelhos em risco extremo de infeção face à semana anterior (87%), segundo os dados revelados esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Há uma semana, mais de 38% dos 308 concelhos portugueses estavam em risco máximo devido ao número de casos de Covid-19. Segundo a última atualização, apenas 5% integram essa lista.

Só 15 municípios apresentavam risco extremo, entre três e 16 de fevereiro: Rio Maior, Setúbal, Castanheira de Pêra, Castelo de Vide, Moura, Monchique, Penela, Aljustrel, Sernancelhe, Boticas, Gavião, Resende, Manteigas, Ferreira do Alentejo e Arronches.

Arronches, Ponta do Sol, Ferreira do Alentejo, Manteigas, Alvito, Vimioso e Ribeira Brava são os únicos concelhos com aumento de casos. Já Castanheira de Pêra, Resende e Arronches ocupam o topo da tabela de incidência cumulativa a 14 dias.

A Direção-Geral da Saúde divulga, desde dia 16 de novembro, o mapa de incidência cumulativa de infeção por município. O indicador corresponde ao número de novos casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes.

Este é um dos três critérios adotados pelo Governo português na avaliação de risco de infeção de cada concelho. Foram definidos quatro níveis de risco: moderado, elevado, muito elevado e extremamente elevado.

Os níveis diferem em número de incidência. Municípios com incidência inferior a 240 casos por 100 mil habitantes integram a lista de risco moderado.

Na lista de risco elevado entram os concelhos com uma incidência entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes. Segue-se o risco muito elevado, entre 480 e 960.

No nível máximo de risco - extremamente elevado - estão os concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes.

De acordo com os mais recentes dados da DGS, Portugal regista mais 61 mortes e 549 casos por Covid-19 nas últimas 24 horas.

O número de novas infeções é o mais baixo dos últimos quatro meses e cai pelo quinto dia consecutivo. No entanto, segunda-feira costuma ser um dia com menos notificações de infeções.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+