Tempo
|

Lisboa e Porto saem dos piores escalões em taxa de incidência de Covid-19

04 jan, 2021 - 16:57 • Inês Rocha

Também Coimbra, Almada, Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia deixam de estar em risco "muito elevado" e passam a risco "elevado" de transmissão.

A+ / A-

Lisboa, Porto, Coimbra, Almada, Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia deixaram, na última semana, de estar no escalão “muito elevado” de incidência cumulativa de infeção pelo novo coronavírus e passam ao escalão “elevado”, com uma incidência entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes.

A incidência da pandemia baixou em 165 dos 308 concelhos portugueses. 31 concelhos saíram dos dois escalões de risco mais grave, e para estas categorias entraram 15 municípios.

Os municípios portugueses com maior incidência cumulativa de infeção pelo novo coronavírus são Mourão e Mora, em Évora.

A Direção-Geral da Saúde divulga, desde dia 16 de novembro, o mapa de incidência cumulativa de infeção por município. O indicador corresponde ao número de novos casos nos últimos 14 dias por 100.000 habitantes.

Este é um dos três critérios adotados pelo Governo português na avaliação de risco de infeção de cada concelho. Foram definidos quatro níveis de risco. Risco moderado, elevado, muito elevado e extremamente elevado.

Os níveis diferem em número de incidência. Municípios com incidência inferior a 240 casos por 100 mil habitantes integram a lista de risco moderado. São 85 os concelhos portugueses nesta situação.

Na lista de risco elevado entram os 123 concelhos com uma incidência entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes. Segue-se o risco muito elevado, entre 480 e 960, com 75 municípios.

No nível máximo de risco - extremamente elevado - estão 25 concelhos, com mais de 960 casos por 100 mil habitantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+