Boletim Covid-19: 26 de abril

Na Europa a morte abranda, em Portugal há uma pobreza “nunca antes vista”

26 abr, 2020 - 19:38 • Tiago Palma

Medir temperatura aos trabalhadores não é legal, assegura o bastonário dos Advogados, após Governo garantir que é. Na Suíça, há centenas de empregadas de limpeza portuguesas que, devido à Covid-19 , ficaram sem trabalho e estão a "sofrer bastante" por não terem acesso a apoios sociais.

A+ / A-

Veja também:


Portugal

Estudo diz que uma em cada 10 infeções ocorre em contexto social, apesar das restrições. Taxa de transmissão subiu e ministra pede responsabilidade social


  • Marta Temido revelou este domingo que o R0 (número de novos casos gerados a partir de um único confirmado) voltou a subir em Portugal, para 1.04, quando já esteve em 0.95. A ministra da Saúde apela à responsabilidade social da população para manter as medidas de contenção da doença. Temido revelou ainda os resultados de um estudo da DGS que mostra que, entre o período de 18 e 24 de abril, quase uma em cada dez infeções ocorreu por transmissão social.

Os números da Covid-19 em Portugal:


Mundo

Na China multas para quem favorecer a propagação do novo coronavírus, a mesma China que tentou convencer a Alemanha a dizer bem do combate de Pequim à Covid-19


  • Ainda na Alemanha, o ministro do Trabalho quer consagrar na lei o direito à opção pelo teletrabalho, nos casos em que tal seja possível, mesmo depois de debelada a pandemia de Covid-19. Hubertus Heil diz que pretende introduzir esta possibilidade no quadro legislativo no próximo outono. Cálculos iniciais sugerem que a proporção de pessoas em teletrabalho tenha aumentado de 12% para 25% desde o início da crise de saúde pública no país; há agora cerca de oito milhões de alemães a trabalhar em casa.
  • Na Colômbia, a Amnistia Internacional pede a intervenção do Governo para evitar morte de indígenas. Em quarentena, estes povos podem ficar sem acesso a água, cuidados de saúde e comida. Ao mesmo tempo, os indígenas da Colômbia, com as suas próprias regras, implementaram castigos físicos para quem quebrar a quarentena obrigatória. Segundo vídeos revelados pela Reuters, as autoridades indígenas podem chicotear a pessoa três vezes. O castigo inclui também trabalho comunitário. A Colômbia está em quarentena desde 25 de março até 11 de maio, com mais de cinco mil casos positivos de Covid-19 e 225 mortes.
“Regina Coeli”. Em tempo de pandemia, Francisco apela à prevenção da malária
“Regina Coeli”. Em tempo de pandemia, Francisco apela à prevenção da malária
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Morence
    28 abr, 2020 Ao largo de Manila 06:09
    Gostava de dizer que estou a bordo do navio de cruzeiro Queen Elizabeth e que estamos todos de saúde sem qualquer problema seja ele qual for e que a Carnival Corporation está a tratar do nosso repatriamento e que só estão á espera de uma abertura para poder repatriar todos os tripulantes independentemente da nacionalidade Estamos seguros e não temos falta de nada a bordo desde comida a tudo que seja necessário a companhia não tem olhado a despesas estamos todos por isso muito contentes mesmo sem ter saído fora do barco á mais de mês e meio Estamos por isso muito agradecidos á Carnival Corporation muito obrigado

Destaques V+