"Rankings" das escolas vão mudar para avaliar mais do que notas de exames

22 nov, 2016 - 16:23 • Manuela Pires

Percurso escolar dos alunos vai passar a contar para a classificação dos estabelecimentos de ensino.

A+ / A-

O Ministério da Educação vai mudar a forma como se elaboram os “rankings” das escolas. O Governo entende que comparar apenas as notas dos exames é muito pobre e, por isso, decidiu introduzir novos critérios de avaliação.

Um dos novos critérios tem em conta o percurso dos alunos ao longo do ensino secundário, o que vai permitir verificar o trabalho que a escola fez para melhorar o desempenho de cada um ao longo dos três anos.

O secretário de Estado da Educação, João Costa, diz à Renascença que, com os novos indicadores, o topo das tabelas vai mudar, "desfazendo a ideia de que há um sector privado que tem excelentes resultados e o sector público no fundo da tabela".

O portal InfoEscolas tem, desde esta terça-feira, novas informações que permitem perceber melhor o trabalho desenvolvido pelas escolas, se há problemas no ensino de determinadas disciplinas ou a evolução dos alunos em relação à média nacional.

Com os novos critérios, diz o governante, esperam-se mudanças nas tabelas.

"Quando simulamos a aplicação dos percursos directos de sucesso, escolas que, ano após ano, aparecem no número 300 do ranking, subitamente, estão no topo da tabela, porque fazem um trabalho de progressão muito maior, porque não seleccionam alunos”, diz. Há também “muitas escolas que estavam no topo e que se mantêm, mas obtém-se “uma mancha muito mais rica e diversificada entre sector público e sector privado”.

"É um indicador que avalia com alunos comparáveis. Se os alunos têm nota positiva nos exames depois de um histórico de não retenção, isto valoriza a avaliação interna, não premeia o chumbo e, ao mesmo tempo, não premeia a selecção de alunos porque estamos a comparar alunos comparáveis”, elabora.

João Costa exemplifica: uma escola que recebe alunos de nível 10 e que os leva a um 17 é uma escola muito melhor do que uma que recebe alunos de 15 valores e os leva ao 17.

Mais disciplinas avaliadas

Há mais novidades este ano. O Governo acredita que as novas variáveis vão melhorar a comparação entre as escolas e acrescenta disciplinas na avaliação, que deixa de estar cingida apenas o Português e a Matemática.

“Não conhecemos o ensino da História [ou] da Físico-Química em Portugal e precisamos de dados sobre isso. O processo já foi iniciado com as provas de aferição e, como já há exames nessas disciplinas, vamos mais longe com esta cobertura. Se detectarmos um problema nacional com uma disciplina específica, podemos canalizar recursos”, explica João Costa.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, um dos objectivos destas alterações é diminuir as taxas de retenção que ainda continuam elevadas em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    22 nov, 2016 Porto 21:09
    Finalmente o Ministério da Educação abre os olhos e começa a ter uma visão global da educação. Mais uma má notícia para o sr. privatizador Pedro Passos Coelho. Que semana horribilis! mas já agora esqueçam a História...é que o dinheiro faz perder toda a educação...quando as coisas começam a correr bem o portugueses perdem a cabeça e esqueçem logo toda a História mesmo a recente...

Destaques V+