Interactivo

Consulte os rankings das escolas 2016

17 dez, 2016 - 00:00 • Fátima Casanova , Rui Barros (infografia)

A Renascença divulga o ranking interactivo das escolas básicas e secundárias. Pode pesquisar pelo nome de uma escola, limitar a pesquisa a um distrito ou concelho, escolher só públicas ou só privadas. Este ano há uma novidade: o ranking "alternativo" que mede a progressão dos alunos.

A+ / A-

Nota:

No ranking das melhores escolas, a Renascença considera apenas as escolas onde se realizaram 100 ou mais exames no conjunto dos oito mais concorridos (Matemática A, Matemática aplicada às Ciências Sociais, Português, Biologia e Geologia, Física e Química, História, Filosofia e Geografia), tendo por base dados divulgados pelo Ministério da Educação, tratados pela universidade Católica para o jornal "Público".

Pela primeira vez, o Ministério da Educação divulga também “indicador de percursos directos de sucesso”, a que chamamos “ranking alternativo", que permite ficar a saber quais as escolas que mais contribuíram para melhorar o desempenho dos seus alunos. Este indicador mede a progressão dos alunos que à entrada para os ciclos de ensino com exames tinham um nível escolar semelhante. Depois de um percurso sem retenções, os resultados desse conjunto de alunos são comparados com a média nacional. O objectivo é perceber se o trabalho desenvolvido conduziu a resultados iguais, ou se, pelo contrário, os alunos de determinada escola tiveram desempenhos superiores ou inferiores aos dos seus colegas a nível nacional. Esta análise é feita para os dois ciclos de ensino, que têm exames: 3.º ciclo e secundário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui Duarte
    06 jun, 2017 Portimão 23:21
    Dava jeito poder filtrar por localidade: o distrito é demasiado grande para escolhas educacionais. Dava jeito poder filtrar escolas profissionais (ou cursos profissionais), e poder filtrar escolas com determinada área de formação (ciências, letras, etc...). Uma coisa que NUNCA aparece nos rankings e é fundamental para os pais são os problemas disciplinares nas escolas. Os pais precisam dessa informação.. mesmo que isso não agrade ais directores. A má fama não se esconde: EVITA-SE.
  • 19 dez, 2016 12:08
    Já viste a classificação do Colégio Bartolomeu Dias?

Destaques V+