Siga-nos no Whatsapp

Eleições nos EUA

Emissão Especial. "Trump vai fazer todo o possível para forçar Ucrânia" a negociar com a Rússia

06 nov, 2024 - 16:15 • Redação

Margarida Marques, Martins da Cruz, João Duque e José Pedro Frazão, enviado da Renascença aos EUA, analisam o desfecho das eleições norte-americanas que deram a vitória a Donald Trump, o 47.º Presidente dos Estados Unidos.

A+ / A-
Emissão Especial. Rescaldo da vitória de Trump
Ouça aqui a Emissão Especial, com Margarida Marques, Martins da Cruz, João Duque e José Pedro Frazão

O que esperar da nova presidência de Donald Trump? E que implicações externas pode ter a vitória do republicano? Estas foram algumas das perguntas colocadas na emissão especial da Renascença dedicada às eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Os convidados são Margarida Marques, antiga eurodeputada pelo PS e antiga secretária de Estado dos Assuntos Europeus; Martins da Cruz, antigo embaixador de Portugal em Bruxelas e em Madrid, e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros; o economista João Duque, presidente do ISEG; e o jornalista José Pedro Frazão, enviado da Renascença aos EUA.

A vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas representa preocupação e um novo desafio para a Europa, diz à Renascença Margarida Marques.

A antiga secretária de Estado dos Assuntos Europeus e ex-eurodeputada aponta as questões comerciais, mas também de segurança e tecnológicas.

Sobre a guerra na Ucrânia, Margarida Marques sublinha que a Europa tem que reforçar a sua autonomia estratégica, para continuar a apoiar Kiev sem a ajuda dos Estados Unidos.

Trump vai "forçar negociações" Ucrânia-Rússia

Na leitura de António Martins da Cruz, embaixador e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, a Ucrânia vai ser também um tema sensível para a Europa, nomeadamente quanto às questões de segurança e económicas.

Em concreto, sobre a guerra na Ucrânia, António Martins da Cruz acredita que Donald Trump vai procurar a via das negociações para chegar a um cessar-fogo. "Não vai resolver o problema em 24 horas, mas Trump vai fazer todo o possível para forçar a Ucrânia" a negociar um acordo com a Rússia, afirma.

O embaixador acrescenta que a Europa não tem autonomia estratégica que assegure as questões de defesa e defende, por isso, um reforço da NATO.

Ainda sobre o resultado das eleições nos EUA, Martins da Cruz considera que “as sondagens falharam completamente e 99% dos comentadores portugueses nas rádios, televisões e jornais falharam tão completamente como as sondagens”.

Na análise do economista João Duque, habitual comentador da Renascença e presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), apesar da linha protecionista anunciada pelo candidato republicano, Donald Trump pode ter de enfrentar alguns entraves para colocar em prática os seus objetivos.


Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+