11 set, 2024 - 06:27 • João Pedro Quesado
Kamala Harris e Donald Trump estiveram frente-a-frente pela primeira vez na madrugada desta quarta-feira, no segundo debate das eleições presidenciais de 2024. O resultado foi um confronto forte em tiradas que pareciam feitas para as redes sociais, desde as frases mais inusitadas do candidato republicano aos ataques mais inesperados da vice-presidente dos Estados Unidos da América.
Uma das marcas do debate foi a capacidade de Harris de provocar o ex-Presidente dos EUA. Depois do ataque sobre os comícios, Trump pareceu entrar num crescendo de conspirações e irritação, desconcentrando-se do que se esperavam ser as linhas de ataque contra Kamala Harris.
Eleições nos EUA
Começou com um aperto de mão o primeiro frente a f(...)
Eu envolvi-me e o Abdul era o chefe dos talibã, ainda é, e disse ao Abdul "não o faças mais, vais ter problemas". E ele perguntou "porque me estás a enviar uma foto da minha casa?". E eu disse "vais ter que entender isso, Abdul".
Donald Trump depois de atacado por Kamala Harris por convidar os talibã a estar na base de Camp David, retiro presidencial, a 11 de setembro, para negociar a retirada dos EUA do Afeganistão.
O nome do líder dos talibã não é "Abdul", mas sim Hibatullah Akhundzada.
Viktor Orbán disse que a pessoa mais respeitada e mais temida é Donald Trump. Não tivemos problemas quando Trump era Presidente.
Donald Trump em resposta a Kamala Harris, que disse que "os líderes mundiais se estão a rir de Trump".
Não reconheço isso de todo. Eu disse isso sarcasticamente. Há tantas provas, tudo o que é preciso é olhar, e deviam ter devolvido às legislaturas [dos estados] para aprovação. Tive quase 75 milhões de votos, o maior número de votos de qualquer Presidente em exercício, e disseram-me que se tivesse 63 [milhões], que foi o que tive em 2016, não podia ser derrotado.
Donald Trump, depois de questionado sobre uma admissão de que perdeu a eleição de 2020 para Joe Biden.
Vou convidar-vos a ir a um dos comícios de Donald Trump, porque é uma coisa muito interessante de ver. Durante o decorrer dos comícios dele, ele fala de personagens fictícias como Hannibal Lecter, fala de turbinas eólicas causarem cancro, e aquilo em que também vão reparar é que as pessoas começam a sair dos comícios dele antes do fim, cansados e aborrecidos. A única coisa de que não o vão ouvir a falar é de vocês.
Kamala Harris depois de atacar Donald Trump por fazer cair uma lei sobre a imigração, declarando que o republicano o fez para usar o tema durante a eleição.
Em Springfield estão a comer os cães! As pessoas que chegaram estão a comer os cães, estão a comer os gatos, estão a comer os animais de estimação das pessoas que vivem lá. É isto que está a acontecer no nosso país. É uma vergonha.
Donald Trump, depois de provocado por Kamala Harris sobre pessoas que abandonam os comícios do candidato republicano antes destes acabarem, usa uma teoria da conspiração promovida por J.D. Vance, o parceiro da candidatura republicana.
Pacificamente e patrioticamente, disse eu durante o meu discurso., não mais tarde. Pacificamente e patrioticamente, e ninguém do outro lado foi morto. Ashli Babbitt foi atingida a tiro por um agente da polícia fora de controlo que nunca a devia ter atingido. É uma desgraça.
Donald Trump depois de questionado ter arrependimentos sobre o ataque ao Capitólio a 6 de janeiro de 2021, que provocou diretamente a morte de cinco pessoas, incluindo um agente da polícia do Congresso dos EUA. Quatro agentes que responderam ao ataque suicidaram-se nos sete meses após os eventos.
É importante recordar o ex-Presidente, não está a competir contra Joe Biden, está a competir contra mim.
Kamala Harris para Donald Trump, respondendo a repetidas referências de Trump ao atual Presidente dos EUA.
Porque não dizer aos 800 mil polacos-americanos na Pensilvânia o quão rapidamente desistiria por uma questão de favor e o que acha que é uma amizade com quem se sabe ser ditador [Vladimir Putin], que o comeria ao almoço?
Kamala Harris sobre como lidar com Vladimir Putin e terminar a guerra na Ucrânia.
Tenho conceitos de um plano, não sou Presidente agora. Se criarmos alguma coisa, eu só o mudaria se criarmos alguma coisa que é melhor e menos cara. Há conceitos e opções que temos para o fazer. E vão saber disso no futuro não muito distante.
Donald Trump após ser pressionado sobre a falta de um plano para a saúde, que prometeu em 2015.
Ela começou por dizer que vai fazer isto, vai fazer aquilo, vai fazer todas estas coisas maravilhosas. Porque é que ela não o fez? Ela está lá há três anos e meio.
Donald Trump no início da sua declaração final, reagindo à declaração de Kamala Harris.
Eleições EUA 2024
Trump chegou a fingir o apoio da artista com image(...)