Eleições intercalares nos EUA

Do famoso doutor Oz ao "Trump de saias". As corridas-chave das "midterms" nos EUA

08 nov, 2022 - 13:41 • Joana Azevedo Viana

As eleições intercalares norte-americanas terminam esta terça-feira. Neste teste à presidência Biden, mais de 500 assentos federais e locais vão a votos. Eis as corridas e candidatos de maior destaque nas "midterms", que irão definir os próximos dois anos de política norte-americana -- e o potencial regresso de Trump à Casa Branca em 2024.

A+ / A-

O que vai a votos nas "midterms"?

  • O total de 435 assentos na Câmara dos Representantes, a câmara baixa do Congresso federal
  • 35 dos 100 assentos do Senado, a câmara alta do Congresso federal
  • os cargos de 36 governadores estatais, bem como de três governadores de territórios incorporados
  • Numerosos assentos em câmaras municipais e outros cargos locais
  • 129 propostas de lei em 36 estados, incluindo projetos sobre o aborto nos estados da Califórnia, Kentucky, Michigan, Montana e Vermont

Em conjunto, os representantes e senadores são o braço legislativo do Governo federal. Os membros da Câmara dos Representantes servem mandatos de dois anos e os senadores, cujos mandatos são escalonados, de seis.

Cada um dos 50 estados norte-americanos é representado por dois senadores. Atualmente, o Senado está dividido entre 50 democratas (incluindo os independentes Angus King e Bernie Sanders) e 50 republicanos, sendo a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, o voto de desempate -- desde que Joe Biden foi eleito, Harris bateu o recorde de mais desempates no Senado, num total de 26.

Este equilíbrio de forças pode desaparecer com as intercalares, antecipando-se a potencial tomada do Senado por uma maioria republicana caso se concretizem algumas vitórias em estados-chave.

Arizona

Corrida ao lugar de governadora: Katie Hobbs (D) vs. Kari Lake (R)

A democrata Hobbs é a atual secretária de Estado do Arizona, um estado tradicionalmente republicano, que se bate pelo lugar de chefe do governo estatal com Kari Lake, uma ex-pivô televisiva que é uma das grandes apoiantes das falsas alegações de Donald Trump sobre o roubo das eleições presidenciais em 2020.

A potencial vitória de Lake, a quem chamam "Trump de saias" e cuja campanha foi marcada por mentiras e ligações ao movimento conspiracionista QAnon, será provavelmente uma das grandes impulsionadoras da recandidatura de Trump à presidência em 2024.

Corrida ao lugar de secretário de Estado: Mark Finchem (R) vs. Adrian Fontes (D)

Os cargos de secretários de Estado raramente angariaram atenção em "midterms" passadas, mas estas eleições intercalares não são como as anteriores, havendo quem as defina como vitais para salvar a democracia nos EUA.

Na batalha pelo lugar estão o democrata Fontes, advogado e ex-marine, e o republicano Finchem, que participou no assalto ao Capitólo em janeiro de 2021 e que, durante a campanha, repetiu alegações sem fundamento de que foi a fraude eleitoral no Arizona nas presidenciais de 2020 que custaram a presidência a Trump.

Corrida ao Senado federal: Mark Kelly (D) vs. Blake Masters (R)

Kelly é um astronauta na reforma que é casado com Gabrielle Giffords, ex-congressista que foi alvejada durante um evento de campanha eleitoral em Tucson, em 2011.

Masters, um investidor com ligações ao mega dador republicano Peter Thiel, conquistou a nomeação com a ajuda de Trump, mas desde então amainou a sua retórica e linguagem sobre temas fraturantes como o aborto, controlo de armas e imigração.

Flórida

Corrida a procuradora-geral: Aramis Ayala (D) vs. Ashley Moody (R)

Ayala fez história há alguns anos quando se tornou a primeira mulher negra eleita procuradora estatal na Flórida. Candidata-se ao cargo máximo da procuradoria contra Moody, a atual procuradora-geral.

Recentemente, a juíza republicana integrou um grupo de 10 outros procuradores-gerais do partido numa decisão judicial favorável a Trump relacionada com as buscas do FBI à casa de Trump em Mar-a-Lago, ordenadas pelo Departamento de Justiça federal.

Tal como a sua antecessora Pam Bondi, Moody poderá provar-se uma aliada poderosa do ex-Presidente dos EUA caso seja reeleita para o cargo.

Georgia

Corrida a governador: Stacey Abrams (D) vs. Brian Kemp (R)

Abrams, ativista pelo direito ao voto e contra as tentativas de afastar minorias das urnas, é a primeira mulher negra a candidatar-se a um cargo de governadora na história dos EUA.

Já o tinha sido em 2018, quando perdeu para Kemp, e as sondagens indicam que a derrota poderá repetir-se. Não só o atual governador republicano goza dos louros de ser recandidato num estado economicamente forte, como também apela a várias fações dentro do Partido Republicano, após ter derrotado nas primárias o candidato David Perdue, apoiado por Trump.

Corrida ao Senado federal: Herschel Walker (R) vs. Rapahel Warnock (D)

A vitória de Warnock foi decisiva para garantir o controlo democrata do Senado, mas agora o pastor da Igreja Batista Ebenezer em Atlanta – onde Martin Luther King costumava pregar – enfrenta um adversário de peso, também afro-americano.

Apesar de uma campanha repleta de gaffes da parte do candidato republicano, as sondagens indicam uma corrida renhida de Warnock contra Walker, ex-estrela de futebol americano conhecido de muitos mas com zero experiência política que, recentemente, sugeriu que o "ar poluído da China substituiu o ar da América".

Ohio

Corrida ao Senado federal: Tim Ryan (D) vs. JD Vance (R)

Durante uma energética campanha, o congressista democrata Tim Ryan apresentou-se como um moderado terra-a-terra, por oposição a Vance, que acusou de ter trocado o Ohio por São Francisco para fazer milhões em Sillicon Valley.

Autor do bestseller "Hillbilly Elegy" e um dos primeiros a prever o fenómeno Trump antes das presidenciais de 2016, o republicano costumava ser um crítico do agora ex-Presidente, mas com o tempo tornou-se seu grande apoiante.

Pensilvânia

Corrida a governador: Doug Mastriano (R) vs. Josh Shapiro (D)

O republicano Mastriano é um ex-coronel do Exército e senador estadual de extrema-direita, que liderou protestos contra as restrições de combate à pandemia Covid, apoiou todos os esforços para reverter a derrota de Trump nas presidenciais de 2020 e que fez questão de aparecer à porta do Capitólio quando apoiantes de Trump tentaram tomar o edifício no rescaldo dessas eleições.

Os analistas dizem que a potencial eleição de Mastriano, a par da de Kari Lake no Arizona, poderá ser fulcral para assegurar a vitória de Trump nas presidenciais em 2024.

Contra Mastriano concorre Shapiro, o atual procurador-geral da Pensilvânia, sob a promessa de defender a democracia e o direito ao voto.

Corrida ao Senado: John Fetterman (D) vs. Mehmet Oz (R)

Terá sido talvez o duelo mais intenso e animado destas eleições intercalares, aquele que opôs o democrata Fetterman, ainda a recuperar de um AVC que lhe afetou a linguagem e a audição, ao famoso dr. Oz, cirurgião que se tornou famoso no programa da Oprah até conseguir o seu próprio programa de TV, The Dr. Oz Show.

Fetterman apostou em vídeos agressivos a gozar com Oz e a sua quase total ausência de laços com o estado que pretende representar no Senado federal.

Oz gozou do apoio formal de Trump nas primárias republicanas, mas desde que assegurou a vitória tentou distanciar-se das alegações do ex-Presidente sobre o roubo das eleições de 2020.

Wisconsin

Corrida ao Senado federal: Mandela Barnes (D) vs. Ron Johnson (R)

Esta é a maior oportunidade que os democratas têm nestas intercalares de substituir um senador no cargo -- Ron Johnson, o único republicano recandidato à reeleição para o Senado num estado conquistado por Joe Biden nas presidenciais.

Eleito senador graças a um programa conservador em termos fiscais, o primeiro mandato do senador Johnson foi marcado por desinformação sobre a Covid-19 (sugeriu que se usasse elixir bucal para curar a doença), sobre as alterações climáticas (que diz serem "uma treta") e sobre a insurreição dos apoiantes de Trump a 6 de janeiro.

Contra ele candidata-se o democrata Barnes, que se vencer tornar-se-á o primeiro negro da história a representar o Wisconsin no Senado federal.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+