Tempo
|

Morreu Isabel II. Como funciona a sucessão ao trono?

08 set, 2022 - 18:41 • José Bastos

O herdeiro da rainha Isabel II é o príncipe de Gales de 73 anos. Mas quem se segue na linha de sucessão?

A+ / A-

Veja também:


A Rainha Isabel II morreu esta quinta-feira aos 96 anos, no castelo de Balmoral, horas depois de os médicos terem mostrado a sua preocupação com o estado da monarca.

A saúde da Rainha, de 96 anos, que este verão enfrentou problemas de mobilidade, agravou-se desde que na terça-feira recebeu Boris Johnson na apresentação da demissão como primeiro-ministro, e a sua sucessora, Liz Truss, a quem confiou a formação de um novo Governo.

Mal surgiram as notícias de que a morte da Rainha estava próxima, no Reino Unido ativaram-se os protocolos para colocar em andamento a operação “ponte de Londres” que marca os passos a seguir.

Isabel II celebrou já o Jubileu de platina para assinalar os 70 anos de reinado. Nenhum outro monarca britânico reinou durante tanto tempo. Desde que assumiu o trono em 1952, quando morreu o seu pai Jorge VI, Isabel II nunca deixou por um só momento de exercer o reinado.

Morreu Isabel II, uma Rainha que enfrentou crises e mudanças históricas
Morreu Isabel II, uma Rainha que enfrentou crises e mudanças históricas

Quem herda o trono?

Depois do falecimento, a ordem sucessória estabelece que o seu filho mais velho, Carlos de Gales, ascende ao trono. Mas como funciona a linha sucessória no trono britânico?

A norma que regulamenta a sucessão foi alvo de uma emenda em 2013 indicando a preferência para os filhos nascidos em primeiro lugar independentemente do sexo, eliminando a prevalência histórica dos homens sobre as mulheres.

Uma vez que a lei de 2013 não tem efeitos retroativos, manteve-se a prioridade sucessória de que o herdeiro de Isabel II é o príncipe Carlos que tem três irmãos, Ana, André e Eduardo, mas a alteração à norma sucessória já se aplica a todos os elementos da família real nascidos depois de 20 de Outubro de 2011.

Aos 73 anos o príncipe Carlos é o herdeiro ao trono mais idoso na história do Reino Unido, ultrapassando o seu bisavô Eduardo VII que assumiu o trono com mais de 59 anos em 1901.

No segundo lugar da linha de sucessão encontra-se o príncipe William, o duque de Cambridge. É o filho primogénito do príncipe Carlos, tem 40 anos e pode tornar-se rei se o pai decidir abdicar.

O terceiro na linha de sucessão é o filho mais velho de William, o príncipe George de Cambridge, de apenas 9 anos. É seguido pela irmã, a princesa Charlotte de Cambridge, de 7 anos; e o mais novo dos irmãos, o príncipe Louis de Cambridge que com 5 anos é o quinto na linha de sucessão.

Depois, coloca-se no sexto lugar da linha de sucessão o príncipe Harry, irmão de William e duque de Sussex, seguido dos seus dois filhos: Archie de 3 anos e Lilibeth de 2 anos.

A partir do oitavo lugar, a linha de sucessão em vez de avançar em ordem descendente, passa a progredir em ordem horizontal. Isto é, o novo lugar correspondente ao príncipe André, duque de Iorque. O irmão do príncipe Carlos é o terceiro filho da rainha e tem 62 anos. O décimo lugar na linha de sucessão é ocupado pela filha mais velha de André, a princesa Beatriz de Iorque que tem 34 anos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+