Diário de Guerra

Dia 113. Ucrânia recebe apoio para ser país candidato à UE, Evacuação da fábrica Azot é "impossível"

16 jun, 2022 - 23:56 • João Malheiro

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, "aceitou um convite" da Alemanha para participar na próxima cimeira do G7, no final de junho. Os ministro da Defesa de membros da NATO reuniram-se esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, no segundo dia de encontros para discutir o fornecimento de armas pesadas à Ucrânia

A+ / A-

No 113.º de guerra, os líderes europeus de Alemanha, França e Itália deram um apoio importante na ambição da Ucrânia de integrar a União Europeia (UE), defendendo a atribuição imediata do estatuto de país candidato.

Macron, Draghi e Scholz reuniram-se com Zelenskiy e visitaram em Kiev, esta quinta-feira, num momento simbólico de grande importância diplomática.

A Renascença resume os principais momentos de mais um dia de conflito.

Líderes europeus querem que Ucrânia seja país candidato "imediatamente"

Os líderes de Alemanha, França e Itália manifestaram esta quinta-feira o apoio para que a Ucrânia receba "imediatamente" o estatuto de país candidato à UE.

"A Ucrânia pertence à família europeia", declarou o chanceler alemão, Olaf Scholz.

Emmanuel Macron, Olaf Scholz e Mario Draghi encontraram-se com o chefe de Estado da Ucrânia e discutiram mais apoio militar.

À chegada à capital ucraniana, Macron disse que o objetivo é demonstrar que a Europa está unida no apoio aos ucranianos.

“Uma mensagem de unidade europeia a transmitir aos ucranianos e ucranianas o nosso apoio, e falar do presente e do futuro, porque as próximas semanas são importantes”, afirmou.

"A França está ao lado da Ucrânia desde o primeiro dia (...). Estamos ao lado dos ucranianos sem ambiguidades. A Ucrânia deve ser capaz de resistir e de vencer", disse o presidente francês.

Zelenskiy aceitou convite para participar na próxima cimeira do G7

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, "aceitou um convite" da Alemanha para participar na próxima cimeira do G7, no final de junho, na Baviera, disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, que esta quinta-feira visita a Ucrânia.

"Obrigado, Sr. Zelenskiy, por aceitar o meu convite para participar na cimeira do G7", que será realizada de 26 a 28 de junho, no castelo de Elmau (sul), escreveu Scholz na rede social Twitter, sem especificar se Zelenskiy, que não saiu da Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, participará presencialmente ou por videoconferência.

"Aceitei com gratidão o convite dos nossos parceiros para participar em grandes eventos internacionais", a cimeira do G7, na Alemanha, e uma cimeira da NATO, em Madrid, a convite do secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg, confirmou o presidente ucraniano no Twitter.

Os ministro da Defesa de membros da NATO reuniram-se esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, no segundo dia de encontros para discutir o fornecimento de armas pesadas à Ucrânia e a candidatura de Finlândia e Suécia para membros da Aliança Atlântica.

A reunião acontece a menos de duas semanas da cimeira de líderes da NATO em Madrid.

Evacuação da fábrica Azot é "impossível"

O governador de Luhansk, Serhiy Haidai, disse, esta quinta-feira, à CNN, que evacuar civis da fábrica Azot, em Severodonetsk é, neste momento, "impossível".

"É fisicamente possível, mas é demasiado perigoso devido a constantes bombardeamentos e combates entre militares", explicou ao canal de informação norte-americano.

Segundo o responsável ucraniano, cerca de 568 pessoas, 38 destas crianças, estão refugiadas na fábrica de Azot, naquela que é a cidade que tem sido palco de uma das batalhas mais intensas e duradouras desta guerra.

Neste momento, todas as pontes que ligava Severdonetsk ao resto da Ucrânia estão destruídas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+